sábado, 27 novembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISPOLÍTICADeputados do PDO aprovam hospital de campanha de Guarulhos e negam que...

Deputados do PDO aprovam hospital de campanha de Guarulhos e negam que estejam apoiando Guti

Os deputados que compõem o grupo PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento) fazem um balanço das visitas que fizeram na segunda-feira, 15/6, ao Centro de Combate ao Coronavírus – o 3CGru (hospital de campanha instalado no Parque Cecap) e ao HMU (Hospital Municipal de Urgência, no Bom Clima.

Diz o relato veiculado nas redes sociais e distribuído à Imprensa:

“Quem acompanha o trabalho do sabe que apontamos irregularidades em nossas fiscalizações, mas também elogiamos quando é preciso. Diferentemente de outros hospitais de campanha que já visitamos, o de Guarulhos, onde estivemos nesta segunda-feira, 15, está muito bem aparelhado e em plenas condições de atender casos mais graves.

Tem contrato de 4 meses e gastos previstos entre R$ 6 a R$ 7 milhões. A estrutura, que está com 75% de ocupação, conta com 80 leitos, sendo 24 de UTI. Dos 52 óbitos já registrados, 40 foram confirmados para covid-19. Possui laboratório próprio em pleno funcionamento e conta ainda com equipamentos para tomografia e ultrassonografia.

Em relação ao HMU, estamos analisando os relatórios recebidos pela direção do hospital. Sabemos do problema crônico naquela unidade que tem alta taxa de letalidade, de ocupação e de profissionais infectados.”

Em vídeo que acompanha o relato, os deputados Márcio Nakashima (PDT), Sargento Néri (Avante) e Coronel Telhada (PP) criticam, entretanto, o uso político que apoiadores do prefeito Guti (PSD) vêm fazendo nas redes sociais. O vídeo contém imagens da visita e os mostra percorrendo as instalações, sendo acompanhados por profissionais da equipe do hospital, todos paramentados,

Esclarecem que, de fato, os próprios parlamentares do grupo divulgaram vídeo elogiando o que viram no hospital de campanha, reafirmam que foi o único dos que visitaram que está equipado com leitos de UTI em pleno funcionamento, elogiam os profissionais que ali trabalham, mas que isso não autorizaria fazer uso político das imagens e dos depoimentos que deram.

Nakashima, que é de Guarulhos, faz referência às investigações que estão a cargo do Ministério Público, quando aos preços praticados em materiais adquiridos, e diz esperar que tudo seja apurado e que, se houver irregularidades, que os culpados sejam responsabilizados.

Telhada ressaltou que, ao dizer que Guarulhos deve seguir de exemplo para o governador João Dória e para o prefeito Bruno Covas, referiu-se ao hospital de campanha e não à administração do prefeito Guti como um todo.

Opinião

Da mesma forma que as imagens do hospital de campanha do Parque Anhembi, quando mostraram vários espaços ainda sem utilização, foram usadas por apoiadores do presidente Bolsonaro para disseminá-las com o intuito de criticar as gestões de Dória e Covas, era inevitável que as imagens com o veredito elogioso ao hospital de campanha de Guarulhos viessem a ser usadas por adeptos do prefeito Guti para colher dividendos políticos dessa ação.
Como dizem as lendas, as palavras depois que são ditas espalham-se como se fossem folhas ou penas de ganso, e não adiantam esforços para recolhê-lhas. Com a internet, então, imagens postadas ganham dimensão incalculável, nem sempre atendendo às intenções de quem as divulgou inicialmente.

Louve-se a atuação fiscalizadora dos deputados estaduais que compõem o PDO. Tomara todos agissem da mesma forma. Porém, se o fizessem com o único intuito de cumprir uma das funções inerentes aos seus mandatos, não fariam questão de fazer “lives” e postar imagens posteriores de suas visitas. Têm todo o direito de divulgar seus feitos, mas não há como impedir que outros façam uso dessas imagens.

Valdir Carleto

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,491SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Corrida da Esperança terá 15 mil participantes, com shows de Daniela Mercury e Carlinhos...

A Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo realiza, neste domingo (28), a Corrida da Esperança, no Ibirapuera, em São Paulo....

Inflação: IPCA-15 é o maior para novembro dos últimos 19 anos

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (25) o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 1)5, que mede...

Após 2 anos da reforma, déficit da Previdência cresce com a pandemia

Apesar da reforma que completou dois anos neste mês, o déficit da Previdência registrou no período um crescimento de 18,6%, com o impacto da pandemia de...

Grupo Populacho estreia série livremente baseada em Shakespeare

Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, inspira o primeiro de quatro episódios do projeto Sombra & Fúria, curtas-metragens baseados nas obras...

Avião bimotor com 3 a bordo cai no mar na região de Ubatuba

O Corpo de Bombeiros realiza buscas, na manhã desta quinta-feira (25), a um avião bimotor que caiu na divisa entre os estados de São...