Etec Irmã Agostina vence Feira Brasileira do Jovem Cientista

 

Duas alunas do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, localizada na zona sul da Capital, venceram a edição 2020 da Feira Brasileira do Jovem Cientista (FBJC). Voltado a estudantes do Ensino Médio, Técnico e Integrado de todo o País, o evento foi realizado no último fim de semana, em ambiente virtual.

O desenvolvimento de uma telha feita de fibra de coco verde, que capta energia solar, rendeu a Ana Costa e Julia Santana o primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra, além do Prêmio de Excelência em Pesquisa – veja aqui a apresentação do projeto. As estudantes foram orientadas por Danieli de Freitas, Aline Ramos e Thais dos Santos (coorientadoras). A construção de uma versão de baixo custo do fluorímetro, equipamento utilizado em laboratórios de química, por alunos do mesmo curso, ficou com o terceiro lugar da categoria.

Na área de Engenharias, alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, foram os segundos colocados com o Medprat, dispositivo que alerta pacientes sobre horários de medicação. A FBJC também contou com a participação de estudantes da Etec de Suzano nas categorias Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, e Humanas. A mostra virtual apresentou mais de 500 projetos de escolas de todo o Brasil.