Grupo de Segurança Viária mantém foco na fiscalização de motos

 

O Grupo de Segurança Viária (GSV) reuniu-se nesta quarta-feira (12) por meio online para tratar de questões relativas à segurança viária em Guarulhos. Um dos pontos vitais do encontro virtual foi o consenso de que a fiscalização aos motociclistas prosseguirá intensa em agosto, pois os números de junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, mostram uma diminuição de 30% no número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito, o que demonstra que a fiscalização tem dado resultado.

De acordo com o GSV, os motociclistas precisam de um olhar mais atento das autoridades de trânsito, por ser uma das partes mais vulneráveis do sistema. No final do mês passado, por exemplo, com o apoio da Escola Pública de Trânsito foram realizadas duas grandes blitzes educativas, objetivando orientar sobre os riscos e as atitudes seguras que os condutores de motos têm de ter sempre. 

Com relação à Semana Nacional do Trânsito, ainda não existe uma agenda para sua realização, mas ela deve acontecer como nos anos anteriores, de 18 a 25 de setembro, com o trabalho voltado mais para os meios digitais, realizando reuniões de forma online. Todos os órgãos que formam o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade em prol de um trânsito mais humano e que preserve vidas.

O Grupo de Segurança Viária é composto pelas secretarias de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), Assuntos de Segurança Pública e Saúde, além do Samu, das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual, empresas privadas, universidades, entidades representativas de taxistas e securitários. A próxima reunião do grupo ficou marcada para 9 de setembro.