Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar inicia processo seletivo para 2021

 

A partir de hoje, dia 17 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas no processo seletivo de alunos regulares para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado, no primeiro semestre de 2021. São oferecidas 20 vagas para o mestrado e 12 para o doutorado, sendo reservadas 50% delas para pessoas transgêneros, negras e indígenas. Caso a demanda seja inferior a 50%, o excedente de vagas será disputado por livre concorrência.
As inscrições deverão ser feitas até o dia 7 de outubro, por meio de submissão eletrônica de formulário online preenchido e documentação, especificados no edital, disponível no site do PPGLit (www.ppglit.ufscar.br). O processo seletivo, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, será composto por três etapas, duas eliminatórias – avaliação do projeto de pesquisa e prova teórica – e uma classificatória – arguição do projeto de pesquisa. As instruções devem ser conferidas no edital de seleção.
As pesquisas no PPGLit priorizam a análise das manifestações literárias em função de suas relações culturais, sociais, históricas e estéticas, especialmente nas temáticas vinculadas às duas linhas de pesquisa do Programa. A primeira – “Literatura, história, cultura e sociedade” – propõe, a partir de diferentes abordagens teórico-críticas, o estudo das manifestações literárias compreendidas como prática social, nas dimensões oral e escrita, nos diversos contextos socioculturais e momentos históricos. A linha 2 – “Literatura, linguagens e meios” – está voltada às relações entre a Literatura e outras linguagens, compreendidas nas suas dimensões artística, editorial, digital e derivações, considerando-se os meios de circulação, atores e materialidades envolvidos. 
Mais informações sobre o Programa, como corpo docente, disciplinas, grupos de pesquisa e internacionalização, podem ser obtidas em www.ppglit.ufscar.br.