Programa Chef’s da Estrada conclui primeira fase em Guarulhos nesta quinta

 

O projeto solidário Chef’s da Estrada chega à sua reta final e comemora o atendimento de mais de 2,1 mil caminhoneiros e motoristas, servindo refeições preparadas pelo ex-MasterChef Marcos Baldassari, além de propiciar desinfecção dos veículos e distribuição de máscaras e álcool em gel 70%. O encerramento da primeira etapa acontece em Guarulhos nesta quinta-feira, 20, na Truckvan, a partir das 11h30.

Nesta primeira fase do projeto, a equipe Chef’s da Estrada passou por seis estados, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com as ações em Paulínia e Guarulhos, que ocorrem nesta quarta e quinta, respectivamente, o projeto terá percorrido 27 pontos estratégicos em 22 cidades, para homenagear os caminhoneiros que estão trabalhando em intensas jornadas durante a pandemia.

Com cerca de 80 refeições servidas em cada parada, o projeto utilizou 1.700 quilos de insumos para a preparação dos almoços, distribuiu mais de 5 mil máscaras, fez mais de 3 mil desinfecções das cabines de caminhões e o sorteio de 100 presentes aos caminhoneiros e motoristas. Além de serviços, o programa atingiu mais de 10 milhões de pessoas por meio da imprensa, mídias sociais e campanhas de comunicação, levando uma mensagem de apoio e positividade a estes profissionais nesse momento difícil.

“Estamos muito felizes com a conclusão deste projeto, que percorreu diversas regiões do país e recebeu a maior recompensa – centenas de sorrisos e palavras de agradecimento. Foi um desafio realizado com carinho e muito empenho e que só se tornou possível graças à união de parceiros da iniciativa privada”, afirma Walter Cavalheiro Filho, idealizador do projeto junto com a Aurora, Truckvan e Desinfecta Express.

Alcides Braga, presidente da Truckvan, fornecedora do food truck Chef’s da Estrada, ressalta a importância de fazer parte deste projeto de valorização aos caminhoneiros. “Profissionais tão essenciais para a economia do nosso país e que estão se mostrando grandes guerreiros neste momento de pandemia”.

Menu preparado por ex-Master Chef

foto: Felipe Perazzolo

O cardápio foi criado pelo chef Marcos Baldassari, ex-participante do MasterChef e apresentador do programa Cozinha Amiga (TV Gazeta), que participa do preparo dos pratos junto com sua equipe. O menu traz três opções aos caminhoneiros: 
Chef 1 – Arroz carreteiro, costela suína ao molho de cerveja preta e couve com bacon
Chef 2 – Arroz com linguiça, feijão preto com defumados e sobrecoxa recheada com presunto 
Chef 3 – Espaguete com ragu de linguiça e presunto, coxinha de asa frita com alho e salsinha.
Todos os pratos acompanham farofa de banana com linguiça.

Apaixonado pela gastronomia desde a infância e proprietário de uma hamburgueria (MB Burger) e de uma empresa especializada em serviço de buffet, Baldassari conta como foi a escolha dos pratos: “A inspiração veio das comidas típicas brasileiras, que remetem à casa e ao lar, pois a carga horária desses profissionais é intensa e eles precisam de energia para a jornada diária. Sentimos na pele o que é estar todo dia na estrada, assim como os caminhoneiros, e a nossa dedicação foi grande para servir uma comida de excelência a esses guerreiros”, comenta.

“Essa é uma união para ganharmos mais força e a Aurora Alimentos como cooperativa entende bem como é isso. Apoiar quem precisa, ajudar a garantir mais segurança e homenagear o trabalho dos profissionais que não pararam de trabalhar, para garantir o abastecimento de milhões de famílias brasileiras. Ficamos honrados em poder contribuir com esse projeto”, afirma o diretor Leomar Luiz Somensi.

A ação de desinfecção levou mais segurança aos caminhoneiros, com o trabalho desenvolvido pela Desinfecta Express. “Nada mais justo que a Desinfecta Express cuidasse da proteção às cabines dos caminhões, para retribuir o trabalho dos profissionais da estrada”, afirma Soraia Carrasco, representante de vendas da Desinfecta Express.

O projeto, que foi muito bem recebido por onde passou, obtendo apoio da comunidade local e dos caminhoneiros e motoristas, deve se estender para outras regiões do país em breve.

Chef’s da Estrada

Próxima parada

20.08 | quinta-feira

Local: Truckvan

Endereço: Estrada Velha Guarulhos-Arujá, 950 – Jd. Álamo