Shopping Bonsucesso receberá carreta para coleta de sangue no próximo final de semana

 

Auxiliando em um dos momentos mais delicados de uma pós-pandemia, o Shopping Bonsucesso se uniu à Roche e à organização sem fins lucrativos SAS Brasil, junto do Hemocentro São Lucas, para levar um banco de sangue móvel a população próxima do empreendimento. Pela primeira vez a carreta ficará por três dias no estacionamento do shopping, incentivando a doação de sangue segura para todos e mais cômoda para o doador.

Para garantir que tudo seja feito dentro dos protocolos vigentes e evitar aglomerações, as doações acontecerão com horário marcado via agendamento por WhatsApp. O cadastro será realizado na parte externa da carreta, em salas separadas e com uma pessoa por vez, para permitir a realização de triagem e identificar possíveis infectados por Covid-19. As cadeiras para coleta ficarão a 1,5m de distância entre elas e há fluxos para não ter circulação cruzada, com entrada e saída independentes, evitando ao máximo contato físico.

Todos os funcionários e doadores devem estar de máscara. O lanche após a doação será oferecido na parte de fora da unidade móvel, frequentemente higienizada. O Hemocentro São Lucas, responsável pela coordenação técnica da ação, tem um protocolo para que as coletas ocorram dentro do padrão de qualidade e segurança exigidos.

Esse é mais um dos projetos que a Roche realiza em parceria com o SAS Brasil, que desde 2013, por meio de ações que levam saúde, sustentabilidade e entretenimento, já impactou mais de 55 mil pessoas em regiões com baixo IDH de todo o território brasileiro.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável), pesar no mínimo 55 quilos, estar em bom estado de saúde e levar documento oficial com foto no momento da doação. Em relação ao coronavírus não podem doar pessoas que apresentem sintomas como tosse, febre e dores no corpo. Quem teve contato com pessoas infectadas deve aguardar 14 dias para fazer a doação. Já quem foi curado da doença deve esperar 30 dias para doação. Para saber sobre pré-requisitos mais específicos consulte o Ministério da Saúde.

Serviço

O agendamento para doação de sangue na carreta itinerante deve ser feito pelo WhatsApp: (11) 95897–1046, das 8h às 20h, também aos finais de semana. O horário de coleta é entre 8h e 16h, sendo que o último cadastro será realizado às 14h.