quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEConfaz aprova isenção de ICMS de itens de proteção para eleições

Confaz aprova isenção de ICMS de itens de proteção para eleições

 

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou nesta quarta-feira (2), em reunião extraordinária, a isenção de incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas doações de itens de proteção para as eleições municipais deste ano, marcadas para novembro. 

A decisão foi aprovada por unanimidade, ou seja, com o aval de todos os secretários de Fazenda das 27 unidades da Federação, formando uma parceria do Confaz com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das eleições em máxima condição de segurança para eleitores, mesários e demais equipes envolvidas.

“É uma importante contribuição do Ministério da Economia, por meio do Confaz, para o exercício da democracia nas eleições municipais de novembro”, disse o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, que presidiu a reunião do Conselho. “A medida vai reforçar o esforço para  garantir a segurança e a saúde de mesários e eleitores nas eleições municipais de 2020”, destacou.

A isenção de ICMS vai abranger itens como álcool em gel, máscaras de proteção, protetores faciais e propilenoglicol, entre outros.Também envolve produtos e serviços necessários para prevenir o contágio pelo novo coronavírus nos locais de votação. 

Regras

Para regulamentar a decisão, o Confaz publicará no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3) o convênio ICMS nº 81/2020. Com base nessa norma, caberá aos estados e ao Distrito Federal propor suas respectivas regras para estabelecer definitivamente a isenção nessas doações de material para as próximas eleições municipais.

O TSE vai regulamentar o recebimento dos itens, mas as doações que já foram aceitas pelo tribunal, antes mesmo da isenção de ICMS estabelecida pelo Confaz, estão sendo encaminhadas diretamente aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Decisões

A isenção de ICMS para itens doados para as eleições de novembro foi apenas um dos itens decididos na reunião extraordinária do Confaz desta quarta-feira, em Brasília.

Foram aprovadas 27 propostas de convênio, entre elas, a proposta de Refis (Programa de Recuperação Fiscal) para o período em que vigorar o estado de calamidade pública (o decreto legislativo número 6/2020, de março, reconhece o estado de calamidade pública com efeitos até 31 de dezembro deste ano, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020).

*Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guarulhos inicia a Operação Moto Segura na próxima semana

A partir da próxima quinta-feira (7) a Operação Moto Segura será realizada nas vias do município que concentram maior número de acidentes de trânsito...

Procon Itinerante estará no Itapegica nesta quarta

A van do Procon Itinerante, equipamento móvel que visita um bairro diferente de Guarulhos toda quarta-feira, realizou 296 atendimentos somente no dia 29 de...

MEI: Prazo para entregar a Declaração Anual termina nesta quinta, 30

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até hoje (30) para entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI) referente ao ano-calendário 2021. O referido prazo...

Ciet divulga vagas de emprego para promotor de vendas e motorista carreteiro

O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet) de Guarulhos receberá até o dia 11 de julho as candidaturas para 20 vagas de...

Vacinação contra Covid, gripe e sarampo é realizada no fim de semana em São...

A cidade de São Paulo começa o fim de semana com a vacinação do público contra a Covid-19, gripe, sarampo e outras doenças. Todas...