Eniac conquista diversos prêmios na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

O Grupo Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior –, destacou-se na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a conquista de diversos prêmios, tanto em Guarulhos, cidade onde a instituição está sediada, como na Olimpíada Brasileira de Satélites, competição que contou com a participação de alunos e professores de todo o país.

Na Olimpíada, a equipe SaganSat, do Eniac, ficou em segundo lugar – categoria Superior -, na competição nacional de satélites. O grupo foi formado pelos alunos Felipe Costa Juliano, João Victor Moreira Santos Dias e Matheus Nobre Gomes, da Engenharia da Computação, além de Jonathan Martins Ferro, da Engenharia Mecatrônica. Eles foram orientados pelo prof. dr. Edilson Alexandre Camargo.

No total, participaram deste evento, realizado virtualmente, 90 alunos do Eniac, entre colégio e faculdade, além de mais 10 professores que atuaram como técnicos das equipes.

O projeto que conquistou a segunda colocação na competição começou a ser planejado há pouco mais de um ano. O desafio era construir um satélite CubeSat, do tamanho 2U, cujo objetivo seria monitorar os vulcões em atividade ao redor do mundo.

Com a evolução dos estudos e das pesquisas da equipe SaganSat, o sonho foi ficando mais alto. Então, surgiu a ideia de agregar Inteligência Artificial ao satélite, com o objetivo de verificar a composição, a trajetória e fazer a previsão de colisão da pluma vulcânica com as rotas aéreas da aviação comercial.

Desta forma, seria possível emitir alertas diretamente aos centros de controle de tráfego aéreo e sugerir rotas alternativas. O projeto está bastante adiantado. “O próximo passo é tentar implementar este satélite, por meio de algum patrocínio, na Agência Espacial Brasileira”, destacou o professor Camargo, técnico da equipe SaganSat.

“Ter êxito na Olimpíada significa que sou capaz de vencer qualquer desafio. Era um sonho da minha infância participar de eventos, pesquisar, ler, projetar, desenhar, e, agora, finalmente se realizou! Com este segundo lugar, uma porta está se abrindo para nós”, definiu o estudante Jonathan Martins. 

Colégio é bicampeão em Destaque na Semcitec

“Em casa”, o Eniac também obteve grandes resultados na IX Edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Guarulhos (SEMCITEC). Pelo segundo ano consecutivo, o Núcleo de Pesquisa Eniac (NupE) ficou em primeiro lugar no evento.

A pesquisa “Cultivo de hortaliças folhosas em estufa semiclimatizada, com suplementação de co2 via compostagem” recebeu o Prêmio Destaque Geral – melhor entre todas as categorias.

O estudo foi produzido pelos alunos Juliana Guardão Silva e Gustavo Zonta Cuencas, com orientação dos professores Dr. José Eduardo Salgueiro Lima e Dr. José Humberto Machado.

O NupE ainda conquistou o primeiro lugar em mais três categorias:

  • Práticas Sustentáveis e Lixo Zero: Reutilização de resíduo da Construção Civil – Aplicação de Piso Intertravado em vedações de edificações. Aluno: Fábio Rodrigo de Lima. Orientadora: Cristina Silveira Melo;
  • Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira: A inteligência artificial no combate às queimadas e a degradação do meio ambiente. Alunos: Amaro João da Silva Neto e Mariana Dias Pimentel. Orientador: José Humberto Machado Tambor;
  • Gestão, Economia, Turismo, Direito e Logística: Formação Superior: Desenhando a carreira profissional através da plataforma CMOV. Aluna: Tayná Caroline Leite de Oliveira. Orientadores: Priscila Cristiane Escobar da Silva e Kalil Riccardi Potenza.

Além disso, o Eniac também recebeu o prêmio de Instituição Destaque no evento.

Pelo Colégio Eniac, além do destaque recebido pela professora Rosana Passos Quitério de Carvalho, foram premiados:

  • Prêmio Jovem Cientista: Projeto “Bolt, o Supercarro”, das alunas Júlia Monteiro Campestrini e Larissa Neiva de Souza, orientadas por Janete Tinte Pereira;
  • Melhor Projeto Sustentabilidade: Projeto “Métodos 4.0 de limpeza de rios e mares – PINGWIN, dos alunos João Pedro Boaventura Filipini de Souza, Lucas Cavalari Silva e Andressa Sobral Almeida, orientados por Lucas Pataro;
  • Ensino Fundamental II – Aprendiz: Projeto “JumpTrash”, das alunas Ana Alice, Ana Luiza e Rafaelly Domingos, orientadas por Janete Tinte Pereira;
  • Ensino Fundamental II – Séries Finais: Projeto “A.I. Smart Trash L.L.A., das alunas Ana Júlia, Lais Souza Ferreira e Larissa Nascimento, orientadas por Janete Tinte Pereira;
  • Ensino Fundamental II – Séries Finais: Projeto “Smart Trash”, das alunas Camila Vilela e Sabrina Aparecida, orientadas por Janete Tinte Pereira;

Ensino Fundamental II – Séries Finais: Projeto “Acadêmico de reciclagem com robótica (PARR), dos alunos Felipe Anunciato, Pedro Henrique de Matos e Thawan de Queiroz, orientados por William Alexander Furtado Rodrigues.

“Eu fico muito orgulhoso com esses resultados. Todas essas conquistas mostram que estamos no caminho certo. Gostaria, mais uma vez, de parabenizar a todos, professores e estudantes, que fazem do Eniac uma referência nacional em educação, inovação e tecnologia. Definitivamente, a nossa instituição é diferente”, disse o fundador do Eniac, professor Ruy Guérios.