terça-feira, 9 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEApuração põe Biden perto da vitória; Trump intensifica contestação

Apuração põe Biden perto da vitória; Trump intensifica contestação

 

O democrata Joe Biden se aproximava da vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos (EUA) nesta quinta-feira (5), enquanto autoridades apuravam os votos em alguns estados que determinarão o resultado do pleito e a presença de manifestantes nas ruas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que tenta a reeleição, alegou fraude sem apresentar evidências, entrou com processos na Justiça e pediu recontagens de votos, em uma disputa que ainda não tem resultado dois dias depois de ser realizada.

Com as tensões crescendo, cerca de 200 apoiadores de Trump, alguns armados com rifles e pistolas, se reuniram do lado de fora do escritório eleitoral em Phoenix, no estado do Arizona, após rumores infundados de que os votos não estavam sendo contados.

Em Detroit, no estado de Michigan, autoridades impediram que cerca de 30 pessoas, a maioria republicanos, entrassem em um local onde os votos estão sendo apurados em meio a alegações, também sem fundamentos, de que a contagem no estado estava sendo fraudulenta.

Manifestantes contrários a Trump em outras cidades do país exigiam que a apuração continuasse. A polícia prendeu 11 pessoas e apreendeu armas em Portland, no estado do Oregon, depois de relatos de tumultos. Prisões também foram feitas em Nova York, Denver e Mineápolis. Mais de 100 manifestações estão programadas no país até sábado (7).

A disputa pela Casa Branca dependia de corridas acirradas em cinco estados. Biden tem vantagens apertadas em Nevada e no Arizona, enquanto Trump vê sua pequena dianteira diminuir na Pensilvânia e na Geórgia, estados em que precisa vencer e onde os votos por correio estão sendo contados. Trump tem pequena vantagem na Carolina do Norte, outro estado em que precisa vencer para ter chances de reeleição.

Trump precisa manter a liderança e vencer nos estados em que está à frente e conquistar Nevada ou Arizona para conseguir mais um mandato e evitar tornar-se o primeiro presidente norte-americano no cargo a perder uma reeleição desde o também republicano George H.W. Bush em 1992.

A Edison Research dá a Biden uma vantagem de 243 votos a 213 no Colégio Eleitoral. Outras projeções de emissoras de TV dão a Biden a vitória em Wisconsin, que lhe daria mais 10 votos. Para vencer, são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral.

Biden, de 77 anos, previu nessa quarta-feira (4) que vencerá a eleição e lançou um site na internet para iniciar a transição para uma Casa Branca controlada pelos democratas a partir de janeiro.

Trump, de 74 anos, por várias vezes buscou minar a credibilidade do processo eleitoral. Desde terça-feira (3), dia da eleição, ele se declarou falsamente o vencedor do pleito, acusou sem provas os democratas de tentarem roubar a eleição e prometeu contestar os resultados em alguns estados nos tribunais.

Especialistas em eleições nos Estados Unidos afirmam que fraudes são raras no país.

*Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Paróquia São Roque celebra padroeiro com festa a partir deste final de semana

A Paróquia São Roque, no Parque Cecap, inicia neste sábado, 6, a partir das 19h, a sua tradicional festa em louvor ao santo que...

15ª edição da Feijoada Solidária do CME ocorrerá dia 28 de Agosto

Está chegando a 15ª edição da tradicional Feijoada Solidária promovida pelo CME, da ACE-Guarulhos, e que será realizada no formato presencial no espaço do...

Projeto Cidadania Itinerante disponibiliza serviços gratuitos a partir desta terça-feira

Desta terça (9) até sexta-feira (12) a unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, com o apoio da Prefeitura de...

Encontro preparatório para o Fórum Inter-Religioso de Guarulhos acontece no dia 9

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial, juntamente com a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da subseção Guarulhos da OAB, promoverá...

Propaganda eleitoral antecipada levou 46 representações ao TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu, até quarta-feira, 3/8, 46 representações relativas a propaganda eleitoral antecipada e já julgou 35 delas....