Documentário “Mente minimalista” estreia em 7 de dezembro

 

Num mundo cada vez mais “coisificado” e doente, cada vez mais pessoas despertam para um estilo de vida menos consumista e mais sustentável. Adepto da cultura e atento às mudanças comportamentais em curso, Gianini Ferreira, autor do livro “Mente Minimalista: minimalismo como um novo estilo de vida“, lançado pela editora Évora em setembro deste ano, produziu o documentário homônimo, a fim de que mais pessoas possam conhecer essa visão da vida e de mundo e se beneficiar dela.

Gianini tornou-se minimalista em 2015, quando aceitou o desafio de viver somente com 100 coisas, lançado pelo norte-americano Dave Bruno. “A experiência durou três meses e impactou profundamente a minha mentalidade sobre como eu queria viver o restante da minha vida”, conta Gianini.

O documentário apresenta o minimalismo como uma opção para apoiar as pessoas no caminho da simplicidade voluntária. Minimalismo não é a privação ou a negação das coisas boas da vida, mas sim um exercício de autorresponsabilização sobre os impactos da nossa presença no planeta.

O roteiro combina uma série de entrevistas e depoimentos com minimalistas de Portugal e do Brasil, além de um texto-narrativo que contextualiza como se formou a “sociedade de consumo” e as consequências do consumismo como estilo de vida.

A proposta visa alertar a grande maioria das pessoas que ainda se encontram no modo automático de viver e convidá-las para uma jornada de transformação pessoal. “Simplificar a vida de forma consciente talvez seja uma forma de injetar um pouco mais de humanidade na sociedade, principalmente diante dos impactos ainda imprevisíveis no pós-coronavírus”, pondera o autor e diretor.

Serviço:

O documentário estreará no dia 07/12/20, às 17h, no canal do YouTube Mente Minimalista, criado e administrado pelo autor.

Sobre o diretor:

Gianini Cochize Ferreira é paulista, casado e vive em Ilhabela-SP. Em 2020, ele e a Patrícia, sua esposa, decidiram mudar para a praia, como uma das etapas para simplificar a vida. Além de autor dos livros Influência na Carreira, Mindset de Mudança e Mente Minimalista, Gianini é professor de pós-graduação na FIA, coach, palestrante e facilitador de aprendizagem. É criador do projeto “Mente minimalista”, que tem o propósito de produzir e distribuir conteúdo para informar e encorajar as pessoas a adotarem o minimalismo como um estilo de vida.