ACE e Consórcio de Mídia promoveram confronto entre Guti e Elói Pietá

 

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) e o Consórcio de Mídia de Guarulhos, formado pela TBL Comunicação, Click Guarulhos, GuarulhosWeb, GRU Diário, Lupacom e TV Guarulhos, uniram-se para promover na noite da quarta-feira, 25/11, o único debate entre os prefeituráveis Guti (PSD) e Elói Pietá (PT) realizado em Guarulhos. Antes, houve um transmitido ao vivo pela rádio BandNews FM.

Marcado por apresentações de propostas e críticas entre os candidatos, o evento ocorreu nos estúdios da TBL Comunicação, no Bom Clima, e teve transmissão pelas redes sociais dos veículos que fizeram parte do consórcio e da ACE-Guarulhos.

PARA ACESSAR: https://youtu.be/HiTB37inpZg

O debate foi mediado pelo jornalista Roberto Samuel e dividido em quatro blocos. O primeiro teve perguntas feitas pelo presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves, e todas as questões efetuadas foram relacionadas ao setor empresarial da cidade.

As questões versaram sobre as propostas dos candidatos com relação a tributos municipais, fechamento de atividades por conta da pandemia e fomento a novas empresas na cidade. “A ACE se orgulha de ter participado da organização deste debate. No primeiro turno fizemos uma sabatina com os então 12 prefeituráveis, além de contratar duas pesquisas Ibope. Cumprimos, assim, nosso papel político e apartidário. Contribuímos com a melhor informação para que o eleitor da cidade tome sua decisão de forma responsável no domingo”, afirmou o presidente.

Nos blocos dois e quarto, os questionamentos aos candidatos foram feitos pelos jornalistas Valdir Carleto (foto), do Click Guarulhos; Eurico Cruz e Wellington Alves, do GRU Diário, Paulo Manso, do GuarulhosWeb, Jonathan Silva, da TBL Comunicação, e Fernando Mauro, da TV Guarulhos. Durante esses dois blocos, as perguntas foram sobre os mais variados assuntos: saúde, economia, educação, administração dos recursos municipais, funcionalismo público, maior integração do Aeroporto Internacional de São Paulo ao município, coleta seletiva e outros.

No terceiro bloco, com temas livres, um candidato perguntou ao outro, em confronto direto, período em que a troca de críticas foi mais constante. Candidato à reeleição, Guti apontou falhas das gestões petistas de Elói Pietá e Sebastião Almeida. Prefeito de Guarulhos entre 2001 e 2008, Pietá, por sua vez, também destacou pontos negativos da atual gestão e queixou-se de Guti insistir em atrelar suas gestões às de Almeida. “O candidato sou eu”, afirmou. Guti referiu-se novamente a Almeida, chamando-o de “pupilo de Elói”.

Os advogados Francisco Marques e Alonso Álvares (VP Jurídico da ACE), além de Marlon Lelis, representando a OAB, foram os responsáveis pelo recebimento de questionamentos das assessorias. Apesar do tom mais elevado em alguns momentos, nenhum direito de resposta foi solicitado. A tradução em linguagem de Libras foi patrocinada pela ACE Guarulhos.



UNIÃO DE ESFORÇOS

Silvio Alves, presidente da ACE, com o anfitrião Roberto Samuel, entre os candidatos Guti e Elói Pietá

Roberto Samuel, em nome da equipe da TBL Comunicação e dos demais veículos, agradeceu à ACE pela parceria. Estavam previstos dois debates e, a pedido das assessorias de ambos os candidatos, houve consenso para que fossem juntadas as estruturas e promover apenas um debate, liberando mais tempo para que os candidatos pudessem dedicar-se às respectivas campanhas.


Os jornalistas componentes dos portais Click Guarulhos, GuarulhosWeb e GRU Diário, respectivamente, Valdir Carleto, Paulo Manso e Eurico Cruz Wellington Alves, consideraram positiva a iniciativa de juntar esforços para propiciar ao eleitor guarulhense um panorama da linha de pensamento dos dois candidatos que chegaram ao segundo turno. “Cada um dos portais tem sua linha editorial; somos concorrentes comercialmente, mas entendemos que podíamos ser úteis à população superando qualquer divergência e nos unindo na organização do debate. Acho que foi uma sábia decisão de todos nós”, disse Carleto. Os quatro e Fernando Mauro, da TV Guarulhos, parabenizaram a equipe da TBL Comunicação pela organização e agradeceram pela acolhida que lhes foi propiciada por toda a equipe.

“Estamos aqui para somar, para contribuir com a cidade. Fizemos algo plural, democrático. O debate foi um marco na história do Jornalismo de Guarulhos. Contou, além dos veículos que fizeram parte da organização, com a retransmissão do Guarulhos Hoje, Folha Metropolitana, G7News, Espalha Fatos, TV Circuito e Rádio Cidade Soberana. Somos muito gratos a todos que contribuíram de alguma forma para esta realização”, concluiu Roberto Samuel.