Pesquisa contratada pelo PT aponta vitória de Pietá no segundo turno

 

Pesquisa do Instituto Opinião (GovNet Pesquisa e Tecnologia da Informação), contratada pela campanha do candidato Elói Pietá (PT), aponta sua vitória frente ao atual prefeito, Guti (PSD), tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado.

Na pesquisa espontânea, o petista teria 36,72% das intenções de voto, enquanto o pessedista teria 29,87% e o ex-prefeito Sebastião Almeida, ex-PT e atualmente no PDT, teria 0,17%, embora não tenha participado nas eleições deste ano. Os que declararam pretender anular ou deixar em branco somam 14,16% e os que se disseram indecisos, 19,08%.

Como a margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estariam tecnicamente empatados, no limite da margem de erro.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes ao entrevistado, Elói Pietá aparece com 45,9% das intenções de voto e Guti com 36,1%. Os que declararam pretender anular ou deixar em branco somam 10,8% e os que se disseram indecisos, 7,2%.




Dados da pesquisa

I – O período de realização da coleta de dados:
24 a 25 de novembro de 2020.
II – A margem de erro:
A margem de erro para o total da amostra é de 4,0% (quatro ponto zero ponto
percentual), para mais ou para menos.
III – Nível de confiança: 95% (noventa e cinco por cento).
IV – O número de entrevistas: 600 entrevistas.
V – O nome da empresa que realizou a pesquisa:

GOVNET PESQUISA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
E nome da entidade que a contratou: ELEICAO 2020 ELOI ALFREDO PIETA PREFEITO
VI – O número de registro da pesquisa: SP-02197/2020

  • Metodologia de pesquisa:
    Pesquisa quantitativa com aplicação de questionários estruturados através de entrevistas pessoais domiciliares junto a uma amostra aleatória, proporcional e representativa do eleitorado do Município de GUARULHOS – SP, com 16 anos ou mais, baseando-se na divisão dos setores censitários do município pelo Censo IBGE 2010, e na divisão do eleitorado local por sexo e idade definida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Amostra estratificada por sexo e faixa etária através de sistema de cotas pré-definidas.

ESCLARECIMENTO:

O portal Click Guarulhos não encomendou pesquisas eleitorais. Está publicando todos os resultados que são divulgados, pois há pesquisas que são feitas, registradas na Justiça Eleitoral, cujos resultados só são utilizados por quem as encomendou. Pesquisa do Instituto Paraná, ao contrário desta do GovNet, apontava vitória do atual prefeito.

https://www.clickguarulhos.com.br/2020/11/23/parana-pesquisa-aponta-guti-com-ampla-vantagem-sobre-eloi-pieta/