Moisés passou por Cumbica? Click foi conferir na Cidade Satélite

 

Chama a atenção um vídeo postado no Facebook pelo ativista Dácio Gualter, na quinta, dia 7, mostrando a rua Balizada, na Cidade Satélite de Cumbica. Essa via fica entre as avenidas Santos Dumont e Guinle e não é asfaltada. Águas sempre correm pelo seu leito. Porém, desta vez era um líquido vermelho, que o internauta, ironicamente, disse que Moisés teria passado por ali e transformado a água em sangue. Ele disse que o esgoto tinha invadido a rua.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1250035478428663&id=100002666697579&sfnsn=wiwspwa

A Reportagem do Click Guarulhos foi conferir de perto na manhã deste domingo, 10. A situação está normal. A água que está parada no leito da rua parece ser oriunda das chuvas.

Essa pequena rua fica próxima a várias outras que são asfaltadas e que ficam em relevo mais alto, como a Itajubá. Conversando com pessoas que trabalham por ali, ouvimos que a água vermelha desceu desde o início da rua e que não houve vazamento de esgoto. Fatalmente, alguma empresa da região ou algum veículo despejou tinta ou algum resíduo colorido indevidamente, provocando o fenômeno. Aliás, responsabilidades sobre isso merecem ser apuradas.


“Consta como asfaltada?”

Nos comentários à postagem, vários internautas criticaram a iniciativa de Gualter, acusando-o de aliado das gestões petistas e de estar se valendo de uma situação de momento para ter seus minutos de fama. Ele se defende, dizendo que há muito tempo faz reivindicações e que apenas quer que se dê mais atenção à Cidade Satélite.

Independentemente de quem tenha razão, ele soube aproveitar o fenômeno para levantar uma questão: por que ainda há tantas vias sem pavimentação em Guarulhos, principalmente onde há tantas empresas, se há o Plano Comunitário de Melhoramentos, por meio do qual a união dos interessados pode viabilizar a melhoria?

No vídeo, o internauta afirma que a rua Balizada consta como asfaltada no cadastro da Prefeitura. Essa é uma lenda que envolve muitas vias públicas de Guarulhos. Geralmente, ao checar a informação, verifica-se que não procede.

O Click encaminhará à Assessoria de Imprensa pedido para que isso seja apurado. E publicará a resposta assim que recebida.