Fuvest 2021: redação deste ano pergunta ao candidato se mundo contemporâneo está ‘fora de ordem’

 

O tema da redação da Fuvest 2021 foi “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. O tema foi apresentado em formato de pergunta e composto por cinco textos de apoio.

Os candidatos que buscam uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) realizaram neste domingo (21) as provas de português e redação, primeira etapa da segunda fase do vestibular. Na segunda-feira (22), os estudantes realizam as provas de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida.

Segundo a professora Maria Aparecida Custódio, do Laboratório de Redação do Objetivo, o tema proposto exigiu do candidato abordar vários aspectos relacionados àquilo que hoje chama atenção no mundo, como questões econômicas, sociais, ambientais e políticas.

“São questões que podem contribuir para o candidato conseguir responder essa pergunta”, explica a professora.

Para a coordenadora de Redação do Poliedro, Fabiula Neubern, a Fuvest está se referindo ao atual contexto das relações políticas e econômicas ao perguntar se o mundo está fora de ordem.

“O tema tem como pano de fundo o esgotamento do modo de produção capitalista que tem passado por reinvenção de suas dinâmicas de trabalho e econômicas. Se o capitalismo industrial demandava maior exploração da natureza, atualmente, esse sistema se reinventa num capitalismo informacional em que as commodities passam a ser os dados e os perfis dos habitantes da Terra”, explica Neubem.

A professora afirma ainda que o tema está relacionado à pandemia porque, neste momento, “o mundo se vê questionando o modelo de dominação da natureza e de comportamento de consumo ocidental para que novas propostas surjam”.

“Neste momento, há correntes que defendem o fim do capitalismo enquanto outras propõem que sua dinâmica seja mais uma vez reinventada e que os agentes de mercado se voltem para uma economia verde”, completa.

Em 2020, o tema da redação foi “o papel da ciência no mundo contemporâneo”.

Segunda fase

No total, 33 mil candidatos aprovados na primeira fase disputam 11.147 vagas na Universidade de São Paulo (USP).

Os portões foram abertos ao meio-dia e a prova começou às 13h. O exame tem quatro horas de duração, mas os candidatos só estão liberados para sair da sala a partir das 15h.

A 1ª fase da Fuvest foi realizada em 10 de janeiro, com um mês de atraso, por conta da pandemia de coronavírus. Cerca de 130 mil candidatos participaram de um esquema especial para a prevenção da Covid-19. Por causa da pandemia, o exame foi aplicado em 148 locais neste ano, contra 88 em 2020. Foram 90 questões de conhecimentos gerais e múltipla escolha.

Exame com protocolos

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças ao vestibular, começando pelo próprio calendário. A Fuvest considerou que deveria dar mais oportunidade para que os candidatos se preparassem para o exame após um ano letivo fora das salas de aula, e a prova, que estava prevista para novembro, foi adiada para este início de 2021.

O conteúdo da prova também foi alterado, e o foco estará nos aprendizados do primeiro e do segundo ano do ensino médio, o que não significa que a prova será mais fácil ou que não vão cair assuntos que seriam abordados no terceiro ano.

A dinâmica da prova também vai sofrer alterações: os candidatos não poderão comer dentro da sala de aplicação de prova. Se quiser comer, deverá pedir permissão ao fiscal e se alimentar em um local demarcado pela coordenação da escola. No entanto, o tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto no tempo total da prova.

O uso de máscara também será obrigatório. O único momento em que ela poderá ser retirada é para beber água e durante o reconhecimento facial. Durante a prova, um fiscal irá passar na sala com um tablet para fazer o reconhecimento.

Veja os 10 cursos mais concorridos da Fuvest 2021

  1. Medicina (São Paulo) – 154,6 candidatos por vaga
  2. Medicina (Ribeirão Preto) – 129,1 candidatos por vaga
  3. Medicina (Bauru) – 78,4 candidatos por vaga
  4. Psicologia (São Paulo) – 78,1 candidatos por vaga
  5. Relações Internacionais – 55,3 candidatos por vaga
  6. Curso Superior do Audiovisual – 46,4 candidatos por vaga
  7. Ciências Biomédicas – 45,5 candidatos 
  1. por vaga
  2. Medicina Veterinária – 43,8 candidatos por vaga
  3. Psicologia (Ribeirão Preto) – 41,9 candidatos por vaga
  4. Design – 38,1 candidatos por vaga

Calendário

  • 21 e 22 de fevereiro de 2021 – Provas de 2ª Fase
  • 19 de março de 2021– Divulgação da 1ª Chamada
  • 19 a 23 de março de 2021 – Período para Matrícula da 1ª Chamada
  • 29 de março de 2021 – Divulgação da 2ª Chamada