Ipem-SP verifica carroçarias para cargas sólidas utilizadas nas áreas agrícola e construção civil em Guarulhos

 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na quinta-feira, 25 de fevereiro, a verificação inicial de duas carroçarias de carga sólida na fábrica da Rossetti em Guarulhos, cidade da Região Metropolitana da capital. 

O objetivo é verificar as informações dimensionais e geométricas das carroçarias, conforme informado no seu projeto, para determinar o volume transportável.  

Cabe às equipes do Ipem-SP conferir os cálculos de volume e posição da marca de referência da carroçaria para que o transporte de produtos como areia, brita, madeiras, metais ou grãos estejam dentro das tolerâncias permitidas e impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado.  

As verificações ocorrem nas instalações dos fabricantes ou importadores antes que a carroçarias sejam colocadas em uso. São realizadas as medições necessárias para verificar se a medidas estão de acordo com o projeto. Também é verificado o posicionamento da marca de referência. 

Todas verificações são realizadas de acordo com a Portaria Inmetro 70/2016. Para cada carroçaria aprovada é emitido um certificado que atesta a aprovação.