Sesc Santo Amaro oferece curso online e gratuito com o compositor Rodrigo Caçapa

 

O Sesc São Paulo, que já tem atuação ampliada na internet, reforça o convite para o público acompanhar a programação gratuita nas plataformas digitais. As ações seguem ativas nas redes sociais, além da instituição ter disponível um acervo de destaques com caráter multidisciplinar, audiovisual e textual.

Com a proposta de dar continuidade às ações, o Sesc Santo Amaro oferece gratuitamente uma série de atividades em suas plataformas digitais, dando sequência aos projetos que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses com múltiplas linguagens abordadas.

Em março, a música é destaque na programação com o curso “Por uma discografia nordestina: 1902-1932” – com Rodrigo Caçapa, que acontece de 6 a 27, sábados, às 11h. Com o objetivo de contemplar a perspectiva histórica das transformações e das tradições musicais da Região Nordeste do Brasil durante as três primeiras décadas do século XX, a temática será abordada a partir de registros fonográficos, fotográficos e jornalísticos obtidos pela pesquisa do compositor e produtor musical Rodrigo Caçapa.

O curso ambiciona trazer ao conhecimento dos inscritos uma reflexão sobre as interações e oposições entre a cultura musical do Nordeste e Sudeste do país, suas tradições transmitidas oralmente e os ambientes da música.

O panorama histórico apresentado também enfatiza os dramas profundos da sociedade brasileira – racismo e machismo, desigualdade e injustiça social, apropriação cultural e concentração de poder – que cada vez mais eram espelhados na atividade musical profissional.

SOBRE O CAÇAPA

Compositor, arranjador, produtor musical e violeiro, nascido na cidade de Recife (PE) em 1975 e radicado em São Paulo (SP) desde 2014, Rodrigo Caçapa lançou seu primeiro disco solo, “Elefantes na Rua Nova”, em 2011, sob patrocínio da Petrobras, e com repertório composto a partir de bolsa de incentivo à criação artística, concedida pela Funarte em 2008.

Sua compilação é dedicada à música tradicional do Nordeste e às próprias criações, individuais e em parceria. Ao longo de mais de vinte anos de atividade profissional, colaborou criativamente em discos e shows de artistas diversos e recebeu o Prêmio Especial na categoria Inovação no Voa Viola: Festival Nacional da Viola, em 2012. Caçapa também é criador do selo Garganta Records, ao lado de Alessandra Leão.

Serviço:

CURSO POR UMA DISCOGRAFIA NORDESTINA: 1902 – 1932, COM RODRIGO CAÇAPA

  • Quando: de 6 a 27 de março, sábados
  • Horário: 11h às 14h
  • Onde: plataforma online Zoom
  • Inscrições: https://inscricoes.sescsp.org.br – a partir de 02 de março
  • Classificação: 16 anos
  • Vagas: 20
  • Gratuito