Aeroporto de Guarulhos terá coxinhas e lanches preparados e servidos por robô

 

Está para ser inaugurada ainda em abril, no aeroporto de Guarulhos, uma loja da Bionicook, a primeira rede de fastfood 100% robotizada do mundo, com preparo de lanches por demanda, feitos na hora e sem nenhuma intervenção. São 18 opções de lanches e salgados e 15 variedades de bebidas.

A ideia do administrador de empresas Fábio Rezler foi posta em prática no final de 2019, na Universidade de Caxias do Sul (RS), após alguns meses de testes e de correções. A experiência lhe rendeu ser convidado para participar como expositor em uma feira de tecnologia em Dubai, nos Emirados Árabes.

A quem argumenta que ideias como essa tiram empregos de seres humanos, ele rebate dizendo que o robô se encarregará de tarefas repetitivas, mas que o modelo de negócio tende a ser um gerador de empregos, em uma rede de serviços complementares, como manutenção de equipamentos, higienização, logística, reabastecimento e monitoramento 24 horas. Para treinar a mão de obra para esses serviços, ele fechou parceria com um grupo educacional, que oferecerá descontos aos consumidores dos produtos da Bionicook.

A meta de Rezler é atingir 1.500 pontos de venda, em todo o mundo, em cinco anos.

(com informações do Tilt – canal de tecnologia do UOL)