Diante de casos de dengue em moradores que não haviam saído do Condomínio Vale dos Pássaros, no Jardim Testai, região do Cocaia, a Administração solicitou à Prefeitura o envio de uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses, para verificar a possível existência de focos do mosquito Aedes aegypit, transmissor da doença. Pediu também a limpeza das margens do córrego dos Japoneses, cujo mato está tão alto, que chega a ultrapassar em muito o muro do Condomínio.

Como o atendimento ao pedido estava demorando, internautas pediram a intercessão do Click Guarulhos. A demanda foi, então, enviada à Assessoria de Imprensa, nesta sexta-feira, que prontamente respondeu, porém informando uma data que não condiz com uma situação que envolve a saúde de centenas de pessoas:
“Em atenção ao questionamento, a Secretaria de Saúde informa que já está na programação do CCZ uma ação de bloqueio de criadouros no local ainda este mês“.
Como a resposta veio no dia 7, presume-se que a agenda do CCZ esteja lotada de pedidos, pois, caso contrário, parece descaso informar que “já está na programação” e que a ação se dará “ainda este mês”, pois ainda faltariam 24 dias para o fim de maio. Se há muitos pedidos a atender, a Prefeitura precisa reforçar o time do CCZ, pois é muito mais prático, humano e coerente prevenir o contágio com a dengue do que atender muitos pacientes dessa doença, que pode até matar. Entre casas e apartamentos, residem no Vale dos Pássaros mais de 320 famílias. E é preciso considerar também toda a população das imediações, que pode ser vítima dos mesmos focos do mosquito.