InícioCANAISPOLÍTICAEli Corrêa Filho conseguirá se reeleger deputado federal pelo PSDB?

Eli Corrêa Filho conseguirá se reeleger deputado federal pelo PSDB?

Com a filiação do vice-governador Rodrigo Garcia ao PSDB, é dado como certo que o deputado federal Eli Corrêa Filho também sairá do DEM e irá para o ninho tucano.Cada eleição é uma eleição, com suas características e circunstâncias. Mas, vamos arriscar um exercício de futurologia.

Em 2018, Eli ficou em quarto lugar entre os cinco eleitos pelo DEM, com 92.257 votos. O partido fez cinco cadeiras, graças aos 465.310 votos obtidos por Kim Karaguiri. Já o PSDB fez seis cadeiras, tendo a mais votada, Bruna Furlan, obtido 126.947 votos. O último colocado entre os eleitos pelo PSDB, Eduardo Cury, teve 94.282 votos.

Ou seja, se estivesse no PSDB, Eli não teria sido eleito. Detalhes: em 2018, havia coligações proporcionais e seu nome estava mais na memória dos guarulhenses, pois havia sido candidato a prefeito e ido para o segundo turno em 2016. Na Capital de SP, sua votação foi menor do que em eleições anteriores. E seu pai, que se elegeu vereador em 2020, não teve votação expressiva como se cogitava pela popularidade que tem nos programas de rádio.

Portanto, para reeleger-se, agora pelo PSDB, é bom começar a se mexer desde já e melhorar sua comunicação, além de cuidar das dobradinhas em outras cidades. É bom lembrar que sua esposa, Fran Corrêa, com uma campanha milionária como candidata a prefeita em 2020, e centenas de candidatos a vereador puxando seu nome, teve pouco mais de 60 mil votos. Será que ela será candidata a deputada estadual? Se for, outros candidatos à Assembleia Legislativa estarão dispostos a dobrar com Eli.

A favor da reeleição de Eli está o fato de que dificilmente Eduardo Bolsonaro terá de novo 1,8 milhão de votos pelo PSL, nem Joyce Hasselmann repetirá a façanha de alcançar mais de um milhão de votos. Afinal, o que esses dois têm feito pelo Estado de S. Paulo? Sem essa enxurrada de votos, a bancada do PSL tende a diminuir, sobrando mais votos para outros partidos.

O DEM também tende a ter menos votos no total, porque Kim pode ter menos votos do que em 2016. A chance do DEM vir a crescer é a possibilidade de ter Geraldo Alckmin como candidato ao governo estadual.

O futuro a Deus pertence, diz o ditado. Mas, como diz outro ditado, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Eli que se cuide. Em 2022 a gente confere se escrevi bobagens.

PS.: A Folha do Ponto, do ex-vereador Alemão, na edição desta quinta-feira, levanta a hipótese de Eli Corrêa Filho ser candidato a vice na chapa de Rodrigo Garcia. Como diria Garrincha, “combinaram com os russos?”. Diante da importância de obter mais tempo de TV, o PSDB irá para a disputa com chapa pura? Se sim, o nome de Eli Corrêa Filho pode não somar muito a Garcia, mas também não seria um vice daqueles que atrapalham.

Valdir Carleto

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,369SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guedes diz que governo renovará auxílio emergencial ‘por dois ou três meses’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta terça-feira (8) que o governo vai estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois ou três...

Sindicato dos Metalúrgicos entrevista o deputado estadual Márcio Nakashima

O deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) é o convidado da "live" do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região desta quinta-feira, 10/6. Ele falará...

Guarulhos fará promoção de saúde em ação da Pastoral do Povo da Rua

Neste domingo (13) mais uma vez a Secretaria da Saúde de Guarulhos vai marcar presença na ação social da Pastoral do Povo da Rua, que será...

Anvisa pede mais informações sobre ButanVac para liberar testes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou ao Instituto Butantan no último sábado (5) um novo pedido cobrando mais informações sobre a ButanVac, candidata...

SP prorroga fase de transição até 30 de junho com os mesmos horários de...

O governo de São Paulo adiou novamente a liberação do funcionamento do comércio até as 22h, programada para ocorrer a partir do dia 14 de junho....