domingo, 29 maio 2022
- PUBLICIDADE -

Festival Arrastão Cultural apresenta As Despejadas e André Bizorão em última apresentação da temporada

 

Para o último episódio da temporada de 2021, o Festival Arrastão Cultura convida artistas que sintetizam a originalidade da leva contemporânea de artistas da cidade de Guarulhos. Na apresentação, a atração musical fica por conta do trio As Despejadas, formado por Lidia Lidia Lidia (vocal, violão e percussão), Nataly Ferreira (vocal, violão e percussão) e Vitória Silva (vocal e percussão), no bairro dos Pimentas, periferia da cidade.  Em suas canções, as Despejadas trazem poesia somadas à ritmos brasileiros com foco em voz e percussão. Formada na periferia de Guarulhos, a banda usa a música como forma de protesto e celebração, mergulhando em referências da poesia brasileira e da musicalidade afro-brasileiras. O próprio nome do grupo carrega em si a referência da literatura do “Quarto de Despejo”, da poeta negra brasileira Carolina Maria de Jesus.

Para o show, traz músicas do primeiro álbum “Sou Frida Luta” e o último lançamento, o single  “Erga-se”. A apresentação conta com Renato Paschoal (contrabaixo) e Kleyton Mendes (percussão).

Inseridas na cena dos shows online desde o início da pandemia, em junho de 2020 ano se apresentaram no Festival Online Internacional, organizado pelo “Somos Aurora”, movimento cultural com base no México, dedicado a promover e impulsionar mulheres e seus talentos. Em sua quinta edição, o “Festival Online de Cantautoras” contou com artistas da Argentina, Equador, Colômbia, Portugal e Porto Rico. As Despejadas foi uma das representantes do Brasil.

As Despejadas

Para completar o episódio, o Festival Arrastão Cultural também convida o multi artista André Bizorão, que trará ao show suas poesias autorais. Artista, palhaço e ator, André é graduado em Artes Cênicas e pós graduado em Arte Terapia e Neuropsicologia. Atualmente, cursa o penúltimo semestre do Curso de Pedagogia na Univesp. 

Arte educador no Instituto criança cidadã por 10 anos, Bizorão já realizou inúmeros projetos e pesquisas com crianças e adolescentes no Circo Escola Cidade Seródio e é criador e mantenedor da Amálgama TV , com o objetivo de divulgar a arte e os pensadores guarulhenses através de transmissões ao vivo pelas redes sociais. No audiovisual também tem parcerias com coletivos como o Arrastão Cultural e a Chiclete Cultural, tendo produzido vídeos desde a concepção até a finalização, ressaltando o programa Guarulhos Mais Cultura em Pauta veiculado no canal do Sesc Guarulhos durante o ano de 2020.

As atrações se encontram no dia 29 para a última apresentação do Festival Arrastão Cultural, que iniciou em janeiro de 2021, realizado através da Lei Emergencial Aldir Blanc e pelo Funcultura da Secretaria de Cultural de Guarulhos.  

Tradução em libras: a arte da música com as mãos

Visando a inclusão de quem assiste em casa, o Festival Arrastão Cultural conta com a participação do tradutor-intérprete Marcelo Guti, que traduz todo o show em libras, incluindo as poesias e parte sonora. Dando voz à música através das mãos e linguagem corporal, Marcelo leva a noção do ritmo e das mensagens das canções para a comunidade surda. 

Marcelo de Brito Silva, conhecido no meio artístico como Marcelo Guti, atua na comunidade surda desde 2008. Seu canal no YouTube possui mais de 2 milhões de visualizações com vídeos acessíveis à comunidade surda em Libras. Desde maio de 2015, ele é intérprete dos stand-ups do ator Sérgio Malandro e pioneiro em colocar músicas em Libras no canal SBT. Especialista em Tradução e Interpretação Libras/Português, também é CEO e co-fundador do Instituto Mãos Que Cantam, escola de Libras com cursos online e presencial, que além da unidade localizada no Jardim Bom Clima, em Guarulhos, possui dois outros polos em São Paulo, no metrô Paraíso e no Tucuruvi.

Sobre o Arrastão Cultural 

O Projeto Arrastão Cultural nasceu em 2012, com o objetivo de divulgar e fomentar artistas de diversas linguagens, contemporâneos e independentes da cidade de Guarulhos. Em seus oito anos de existência, já produziu inúmeros festivais ao ar livre, a partir da parceria com outros coletivos, com o poder público e entidades da iniciativa privada. O coletivo trabalha com profissionais de diversas áreas, dentre os quais jornalistas, técnicos de som, fotógrafos, designs, ativistas, produtores e pessoas engajadas em colaborar. 

Em 2019, o Arrastão Cultural realizou uma edição especial do seu Festival no Sesc Guarulhos, e ao longo de dois dias de evento cerca de 70 artistas guarulhenses de diversas linguagens.

https://www.facebook.com/arrastaocultural/
https://www.instagram.com/arrastaocultural/

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,575SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Escritores guarulhenses recebem o prêmio João Ranali

Escritores guarulhenses com diferentes idades, dedicados aos mais variados gêneros da literatura e vencedores do prêmio João Ranali, se reuniram na noite desta segunda-feira...

Projeto em 19 maternidades do SUS reduz mortalidade materna em 37%

Projeto desenvolvido em 19 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu a mortalidade materna em mais de 30%. Foram desenvolvidas ações de melhoria...

Último dia para solicitar isenção e redução da taxa do Vestibular das Fatecs

Os interessados em requisitar a isenção e a redução de 50% do valor da taxa de inscrição do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do...

Mega-Sena deste sábado sorteia prêmio de R$ 100 milhões

O Concurso 2.485 da Mega-Sena, que será realizado hoje (28) à noite em São Paulo, deverá pagar o prêmio de R$ 100 milhões a quem acertar...

GCM atende 65 denúncias contra barulho excessivo de festas e pancadões

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos atendeu entre sexta-feira (20) e domingo (22) 65 denúncias de perturbação do sossego público feitas por meio...
- PUBLICIDADE -