sexta-feira, 18 de junho de 2021
InícioCIDADEGrupo de advogadas mobiliza arrecadação de absorventes para mulheres em vulnerabilidade em...

Grupo de advogadas mobiliza arrecadação de absorventes para mulheres em vulnerabilidade em Guarulhos

Ato corriqueiro para a população feminina em período menstrual, a compra de absorvente descartável não é acessivel para mulheres que vivem situação de extrema pobreza ou em situação de rua.
Segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, no Brasil 7,2 milhões de mulheres vivem em situação de extrema pobreza. Levando em conta que a maioria delas está em idade reprodutiva e menstrua, é possível afirma que muitas vivenciam também a chamada pobreza menstrual. O relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, lançado no dia 28 de maio, Dia Internacional da Higiene Menstrual, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revela que, no Brasil, cerca de 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio, e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
A pobreza menstrual, segundo a publicação, não significa apenas a falta de acesso a absorventes – descartáveis ou não -, mas também a ausência de saneamento básico, água e infraestrutura de higiene na casa e na escola, além da desinformação sobre o próprio corpo.
Com mais da metade de população composta de mulheres e parte delas, vivendo em situação de rua ou integrante das classes sociais mais baixas, muitas vezes tem que recorrer a qualquer outro material para fazer as vezes de absorvente. Na chamada pobreza menstrual há relatos do uso de sacolas plásticas, pedaços de papelão, retalhos, algodão, miolo de pão e toalhas para conter o sangramento. Com a falta de higiene dá para imaginar quais as consequências do uso desses parcos recursos para a saúde da mullher e o porquê essa triste realidade tem mobilizado centenas de pessoas em todo o Brasil. No Senado, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN) é relatora de uma sugestão legislativa que determina a distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda e em situação de rua. 

Elas Somos Nós

E pensando na rotina mensal de higiene da mulher em situação de rua que as amigas advogadas Paula Moutinho, Valéria Noberto, Patrícia Lima e Gabriella Silvestre iniciaram a campanha Elas Somos Nós que hoje conta com adesão de dezenas de advogadas e profissionais de todos os segmentos para a arrecadação e distribuição de absorventes higiênicos descartáveis em Guarulhos.
Ao falar da campanha Paula reforça a união de todos em torno da temática ainda reconhecida como um tabu. “Acreditamos na mobilização da sociedade civil como instrumento hábil, forte e transformador, sendo que a soma de esforços pode modificar as mazelas sociais, principalmente no caso das minorias”.
A campanha está no Instagram @elassomosnos e aguarda um grande engajamento em torno dos direitos menstruais. “Estamos nos mobilizando para atenuar essa carência e contamos com a valorosa ajuda de todas as pessoas de nossa cidade”, diz Paula.
“Direitos Menstruais são Direitos Humanos Fundamentais a todas as mulheres, mas que as vulneráveis têm dificuldade de exercer com dignidade”, reitera Paula.
Serviço
Para a ajudar na Campanha Elas Somos Nós, as advogadas disponibilizaram três postos de arrecadação que funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial:
Rua Octávio Forghiere, 204, Centro de Guarulhos.
Rua Darcy Vargas, 64, Centro de Guarulhos
Rua Flor da Serra, 205, Vila Carmela

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,374SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Cliente que perdeu mãe para Covid se emociona com carinho de atendente ao pedir...

Era para ser só mais um pedido de uma pizza, mas o carinho que Adriano Lucio de Oliveira recebeu da atendente emocionou o coordenador...

Espetáculo da Cia. Zambeta alerta para os cuidados básicos com a higiene pessoal

Capitão Escova – Os Palhaços Agentes da Higiene Pessoal é o nome do primeiro espetáculo da Cia. Zambeta, exibido entre os dias 24 e 27 de...

Ministro diz que 160 milhões serão vacinados até dezembro no Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na sexta-feira (11), em São Paulo,  que 160 milhões de brasileiros serão vacinados contra a Covid-19 até...

Inscrições para o Revalida 2021 terminam às 23h59 de hoje

Termina às 23h59 de hoje (11) o prazo de inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior...

Escolas estaduais têm até esta terça-feira para confirmar adesão ao PEI

Escolas da rede pública estadual têm até terça-feira (15) para enviar documentação e manifestar interesse em aderir ao Programa Ensino Integral (PEI). Atualmente, são...