segunda-feira, 14 de junho de 2021
InícioDESTAQUEG7 enfatiza vacinas e retomada pós-Covid na 1ª cúpula de Biden e...

G7 enfatiza vacinas e retomada pós-Covid na 1ª cúpula de Biden e última de Merkel

A reorganização de um mundo abalado pela pandemia de Covid-19 é pauta determinante do encontro do G7 deste ano, que começou nesta sexta-feira (11) e vai até domingo em Carbis Bay, na região da Cornualha, no Reino Unido.

Antes mesmo do início oficial da cúpula, o governo britânico anunciou na quinta (10) a distribuição de 1 bilhão de doses de vacinas pelos membros do G7 a países pobres, com o objetivo de acabar com a pandemia até 2022.

O evento também é cercado pela expectativa da primeira participação de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, em sua primeira viagem internacional no cargo.

Um tema certamente levado à mesa será a necessidade de fortalecimento das democracias, um assunto que o presidente norte-americano quer impor inclusive para se distanciar de seu antecessor, Donald Trump, e para reforçar sua posição antes do encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, marcado para 16 de junho, na Suíça.

Ao chegar ao Reino Unido para o encontro do G7, na noite de quarta-feira, Biden fez questão de afirmar que “vamos deixar claro que os EUA estão de volta e que as democracias do mundo estão unidas para enfrentar os desafios mais difíceis e as questões que mais importam para o nosso futuro”.

Outro destaque é a última participação de Angela Merkel em um G7. A mais experiente do grupo, ela já esteve em 15 eventos deste tipo, mas vai deixar o cargo de primeira-ministra da Alemanha em alguns meses. Em sua despedida, ela deve negociar com Biden a situação do gasoduto Nord Stream 2, que ela apoia, mas que, segundo os EUA, deve prejudicar a Ucrânia e fortalecer a Rússia.

Convidados

Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, também compõem o Grupo dos Sete Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão. Este ano, foram convidados a participar da cúpula Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul.

Paralelos à programação oficial, acontecem ainda uma série de encontros bilaterais, como um já programado entre Biden e Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, para discutir a questão de Meng Wanzhou, executiva da Huawei, que luta contra a extradição do Canadá para os EUA por acusações de fraude.

Reuniões entre ministros de diversas áreas irão tratar de assuntos específicos, como Saúde, Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente, enquanto grupos discutem questões ligadas à juventude, mulheres, ciência, sociedade civil e trabalho, entre outros.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,369SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Começa hoje o prazo de inscrições para o Encceja para privados de liberdade 2020

Começam nesta segunda-feira (7) e vão até o próximo dia 18 deste mês as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de...

SUS passa a realizar exame para detecção de fungos que atacam sistema nervoso

Pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (PVHIV) de forma assintomática passam a contar com um novo exame para rastreio de infecção...

Espanha reabre fronteiras para turistas vacinados; Brasil fica de fora

A Espanha reabre a partir desta segunda-feira (7) suas fronteiras a turistas de praticamente todos os países do mundo que tenham sido vacinados contra a Covid-19. A...

Guarulhos abre inscrições para a Semana do Conhecimento 2021

Com o tema A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta, a Semana do Conhecimento 2021 está com inscrições abertas para receber...

Comissão da Câmara aprova texto que libera cultivo de cannabis por empresas para fins...

Comissão especial da Câmara aprovou nesta terça-feira (8) um projeto que libera o cultivo, por empresas, da cannabis para fins medicinais e industriais. A cannabis...