segunda-feira, 18 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEEDUCAÇÃO3.360 adolescentes da Fundação CASA se preparam para Olimpíada de Matemática

3.360 adolescentes da Fundação CASA se preparam para Olimpíada de Matemática

Um total de 3.360 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 88 centros de atendimento da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo se preparam para participar da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  

A Olimpíada, destinada a estudantes de escolas públicas e particulares, possui duas fases. A prova da 1ª etapa acontece entre os dias 28 de junho e 03 de agosto e é aplicada pelos professores das instituições de Educação Básica inscritas. 

Nos centros socioeducativos da Fundação CASA, serão os professores da rede pública estadual, via escolas vinculadoras, que aplicarão as provas. Devido à pandemia da Covid-19, a edição correspondente ao ano de 2020 acontece neste ano. 

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação (SEE), com coordenação da Gerência de Governança da Educação (GGE) da Fundação. 

“A Olimpíada estimula o estudo da Matemática, assim como identifica talentos e promove a inclusão social pelo conhecimento, o que favorece os jovens atendidos na Fundação CASA”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. “Todos estão se preparando com o apoio da equipe da Fundação CASA e dos profissionais das escolas vinculadoras.” 

Entenda a Olimpíada 

A OBMEP possui três níveis de participação dos estudantes, conforme o grau de escolaridade: o nível 1 abrange o 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental; o nível 2 atende àqueles que estão no 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental; e o nível 3 se destina aos que estão em quaisquer das três séries do Ensino Médio. 

A Fundação CASA inscreveu 581 adolescentes no nível 1, 975 no nível 2 e 1.804 no nível 3. 

A prova da 1ª fase é objetiva, composta por 20 questões de múltipla escolha. Excepcionalmente na 16ª edição será disponibilizada uma página restrita, no site da OBMEP (www.obmep.org.br), para cada escola acessar a prova correspondente em cada nível – nos anos anteriores, as provas impressas eram enviadas às instituições de ensino.  

A forma de aplicação deverá prever a manutenção da integridade física dos participantes e professores aplicadores das próprias escolas, seguindo condutas que evitem a propagação da Covid-19. 

Os alunos terão duas horas e trinta minutos para responder – estudantes com deficiência que solicitarem auxílio terão uma hora a mais de tempo.  

A divulgação dos classificados para a 2ª fase deve ocorrer no dia 09 de setembro. A prova discursiva, com seis questões, está prevista para ocorrer no dia 06 de novembro.  

Para a 2ª etapa são classificados os estudantes que obtiveram as maiores notas na prova da 1ª fase, selecionados em ordem decrescente de nota, dentro do número máximo de vagas disponíveis para cada escola na etapa seguinte.  

A OBMEP é uma competição promovida pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Sua realização conta com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Bolsa Empreendedor está com mais de 45 mil vagas abertas para apoio a autônomos...

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com mais de 45 mil vagas abertas do programa Bolsa Empreendedor,...

14º para aposentados: projeto está na pauta de comissão nesta quarta, 13

O projeto de lei que prevê o pagamento do 14º salário para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em caráter excepcional até...

Guarulhos terá força-tarefa de fiscalização do CREA

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (Asseag) sediou nesta quarta-feira (13) um evento que marcou o início dos trabalhos de uma força tarefa de fiscalização a obras, postos de...

Aziz adia para quarta-feira a leitura do relatório da CPI

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), adiou em um dia a leitura do relatório final do...

CadMóvel atende 855 famílias no Jardim Cumbica

Um total de 855 famílias da região de Cumbica foram atendidas pelo CadMóvel instalado no CEU Cumbica, desde o dia 2 de agosto até a última sexta-feira (8). A...