Quatro novos casos de pessoas infectadas pela variante Delta do novo coronavírus, cepa identificada inicialmente na Índia, foram confirmados nesta quarta-feira (21) na cidade de São Paulo. Com isso, a capital paulista já soma 12 casos.
Dos novos casos confirmados dois são de pessoas que vivem na zona leste, uma na zona sul e outra na região central. Todos esses pacientes, segundo a prefeitura de São Paulo, estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde.
A prefeitura não informou se os novos casos se referem a casos autóctones (de transmissão comunitária) ou de pessoas que estiveram em viagem ou em contato com estrangeiros (casos importados).
Desde maio a prefeitura de São Paulo tem intensificado estudos para monitorar o surgimento de novas variantes na cidade.
O novo coronavírus, vírus causador da covid-19, já sofreu diversas mutações. Quatro delas são consideradas pelas autoridades sanitárias como de atenção mundial por terem a possibilidade de aumentar a transmissão ou tornar a doença mais grave.
São elas: Gamma (P.1), Alpha (B.1.1.7), Beta (B.1.351) e Delta (B.1.617.2). A Delta é a que hoje gera maior preocupação em todo o mundo, sendo responsável pelo aumento de casos em diversos países, inclusive na Europa. Em São Paulo, neste momento, a Gamma é a de maior prevalência.
*Com informações da Agência Brasil