quarta-feira, 22 setembro 2021
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Agência de Guarulhos fala sobre estratégia para fidelizar cliente

Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, todos os empreendedores sonham em ter cada vez mais clientes. No entanto, de acordo com o professor norte-americano Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing e economia do mundo, conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um antigo.

Por isso, é natural que as empresas desenvolvam métodos, dos mais variados, para ter a sonhada fidelidade dos seus consumidores. Dentro desta ideia, uma nova estratégia surge com o propósito de revolucionar a relação entre marcas e clientes: “Zero Thinking”, ou, em português, “Pensamento Zero”.

Tal estratégia consiste em fazer com que o consumidor sequer pense na concorrência, pois, por meio de uma entrega tão completa – e por um preço justo, de mercado – ele se sente desmotivado a buscar novas e arriscadas contratações.

Para colocar tudo isso em prática há diversas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar o empresário. Mas ele precisa, mais do que isso, ter o que o cliente precisa. Quando, onde e como ele quiser.

Para os brasileiros, os exemplos mais próximos da prática do “Zero Thinking” são executados por plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Disney + etc.) e academias, como a Smart Fit. Em comum, tais empresas oferecem a possibilidade de seus clientes terem a mesma experiência, independentemente de onde estiverem, a partir de um preço considerado justo por seus assinantes.

Um cliente de determinada plataforma de streaming pode assistir às suas séries ou aos seus filmes favoritos de qualquer lugar, por diversos dispositivos, e não precisa pagar nada a mais por isso. A mesma lógica serve para o aluno da academia supracitada – o plano mais básico permite que ele utilize qualquer uma das unidades espalhadas pelo Brasil.

Diante de tanta comodidade e da segurança de que poderá usufruir um produto ou serviço de qualidade, à sua maneira, o cliente não tem o porquê optar pela marca concorrente. No máximo, como no caso das plataformas de streaming, ele vai assinar com mais de uma empresa – o assinante da Netflix, geralmente, também assina a Amazon Prime, por exemplo. Tanto é verdade que a primeira possui 204 milhões de assinaturas em todo o mundo, enquanto a segunda tem 200 milhões – ou seja, os números estão cada vez mais próximos e mostram que o crescimento de uma plataforma não significa a queda da outra. 

Tecnologia a serviço da Zero Thinking

Qualquer empresa, independentemente da área de atuação, pode se beneficiar da estratégia Zero Thinking. Basta ter as ferramentas tecnológicas necessárias para executá-la de maneira assertiva.

Além dos exemplos citados anteriormente, há outro caso, este fora do Brasil, que mostra como utilizando os softwares adequados é possível disponibilizar vantagens e pacotes referentes a todo tipo de produto ou serviço. Nos Estados Unidos, uma rede de padarias oferece um plano que permite o cliente tomar qualquer café, em todas as lojas da franquia, a partir de uma mensalidade de 9 dólares. Isso só é possível por meio de um software que integra todas as unidades e armazena os dados dos consumidores.

Desta forma, a empresa garante que todos os mensalistas sempre bebam o cafezinho dela e não na concorrente. Obviamente, além da bebida, os clientes também acabam consumindo outros produtos nestas visitas às unidades da marca.

Migrando para outra área, a de Recursos Humanos, que, a cada ano que passa, utiliza ainda mais ferramentas tecnológicas, a estratégia “Zero Thinking” também pode ser uma grande aliada.

Segundo Ricardo Botega, CEO da Finger Digital, software house especializada em soluções digitais, dentro da ideia de “Zero Thinking”, uma empresa de RH pode ter um programa feito sob medida para selecionar candidatos e integrar os contratados, de maneira online, às organizações de seus clientes – diminuindo, assim, o número de turnovers.

“Um dos objetivos ‘Zero Thinking’ é oferecer uma experiência única e completa ao consumidor, eliminando suas preocupações e dúvidas. Quando alguém percebe que o seu fornecedor possui soluções seguras para todas as demandas, por um preço justo, deixará de recorrer a outras empresas”, disse Ricardo.

Para saber mais sobre a estratégia, confira esse vídeo explicativo da Finger Digital.

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