quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioCANAISSAÚDEMais de 650 mil pessoas faltaram para tomar a segunda dose

Mais de 650 mil pessoas faltaram para tomar a segunda dose

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fez um alerta nesta quarta-feira (28) aos 656 mil faltosos que ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose das vacinas contra covid-19 para que procurem os postos.

O balanço da tarde de hoje contabiliza 330,8 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac e outras 325,2 mil da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford. Por isso, a pasta reforça as orientações para que as pessoas retornem aos postos.

“Aqueles que tomaram a primeira dose precisam retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Embora ainda elevado, o dado já indica nova tendência de queda, uma vez que até ontem (27) o total de faltosos era de 748 mil pessoas (385 mil de Coronavac e 363 mil de Astrazeneca).

Para completar o esquema vacinal contra covid-19, são necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas). Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.

As Prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o Governo de SP apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por email à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina.

Rotineiramente, com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o Governo de São Paulo define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.  

O calendário completo da vacinação no estado de São Paulo está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/.

Pré-cadastro virtual

O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário do PEI e economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos de vacinação. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi.

O preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas contra a COVID-19.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,441SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guarulhos discute a importância da mobilidade sustentável no Dia Mundial sem Carro

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos promoveu nesta quarta-feira (22) no Paço Municipal um debate sobre a importância da mobilidade...

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil

Portugal passou a reconhecer hoje (18) os certificados de vacinação e recuperação emitidos por outros países. Com a medida, até o dia 30 de...

Jardim Paraíso e Jardim Acácio estão no roteiro da operação Cata-Treco deste sábado

Neste sábado (25) os caminhões Cata-Treco da Prefeitura de Guarulhos percorrerão as ruas dos bairros Jardim Paraíso e Jardim Acácio para recolher móveis velhos, colchões, eletrodomésticos,...

Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (20), a quinta...

Seduc-SP realiza Audiência Pública para apresentar Guia de Recursos Educacionais Digitais

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) realiza Audiência Pública para apresentar às empresas de tecnologia digital o Guia de Recursos...