sábado, 18 setembro 2021
InícioCIDADEPrefeitura amplia coleta seletiva porta a porta a partir da próxima semana

Prefeitura amplia coleta seletiva porta a porta a partir da próxima semana

O serviço de coleta seletiva de resíduos domiciliares será novamente ampliado pela Prefeitura de Guarulhos a partir da próxima quinta-feira, dia 9. A região do Pimentas, que inclui os bairros Parque Alvorada, Vila Paraíso, Cidade Parque Brasília, Jardim Silvestre, Jardim Rodolfo, Parque das Nações, Jardim Maria Angélica, entre outros que compõem a região, será um dos beneficiados com a passagem semanal dos caminhões da frota especial.

Outras localidades que passarão a ser beneficiadas são Jardim Pinhal, Jardim Leila, Jardim Toscana, Jardim Rossi, Jardim Cocaia, Vila Maricy, Jardim Testai, Jardim da Mamãe, Jardim Santa Clara, Parque Alvorada, Vila Paraíso, Cidade Parque Brasília, Jardim Silvestre, Parque Jurema, Jardim Rodolfo, Parque das Nações, Jardim Santa Cecília, Jardim Iporanga, Jardim Cristin Alice, Vila Grêmio, Jardim Diogo, Portal dos Gramados, Vale dos Machados, Jardim Ansalca, Jardim Guilhermino, Jardim Santa Maria, Jardim Angélica, Jardim Monte Alegre, Parque Stella, Jardim Nova Cidade, Jardim Ferrão, Jardim Carvalho, Parque São Miguel, Água Chata, Vila Itapoã, Jardim Gracinda, Picanço, Jardim Baruchi e Jardim dos Pinheiros. Algumas regiões já contempladas pelo serviço, como Centro e Vila Rio de Janeiro, terão a abrangência da coleta aumentada para atender um maior número de pessoas.

O prefeito Guti comentou a mudança. “A coleta seletiva é fundamental para a preservação do meio ambiente, uma vez que possibilita a economia de recursos naturais e a redução do volume de resíduos enviados aos aterros sanitários. Por isso ampliamos a oferta do serviço até contemplarmos toda a cidade e esperamos contar cada vez mais com a adesão da população”, disse.

Para o secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, este é mais um importante passo da cidade rumo à sustentabilidade. “A questão da gestão de resíduos sólidos é um enorme desafio, principalmente para grandes cidades como Guarulhos. Além da preservação do meio ambiente local, reciclar o máximo possível é algo cada vez mais necessário para a proteção do planeta como um todo”, afirmou.

A agenda que inclui as novas localidades a serem atendidas pelo serviço de coleta seletiva a partir do dia 9 será publicada em breve na página https://www.guarulhos.sp.gov.br/coleta-seletiva, onde também são encontradas mais informações sobre a gestão de resíduos sólidos em Guarulhos.

Ampliação

A ampliação da coleta seletiva em Guarulhos teve início há cerca de três meses, com o início da prestação de serviço pelo consórcio Limpa Guarulhos, formado pelas empresas MB Limpeza Urbana e Vale Norte. Na ocasião foram contemplados os bairros Vila Carmela, Jardim Bom Clima, Inocoop, Jardim Bela Vista, Jardim Presidente Dutra, Jardim Palmira, Jardim Maria Dirce, Vila Fátima, Haroldo Veloso, Monte Carmelo, Parque Continental I, II, III e IV, Macedo, Parque Flamengo, Vila Barros e Jardim Santa Francisca.

Como utilizar?

Para utilizar o serviço de coleta seletiva, basta dispor uma vez por semana (de acordo com a agenda disponível na internet) em frente à residência, já limpos e separados do lixo comum, resíduos como garrafas pet e demais embalagens plásticas, papel, vidro, metal, isopor e latinhas de alumínio. Os caminhões também recebem óleo de cozinha usado engarrafado.

Todos os resíduos recicláveis coletados são destinados a centrais de triagem e a cooperativas de catadores do município.

*Texto atualizado às 10h09, de 3 de setembro, para retirada da madeira como material a ser recolhido.  Segundo errata da Secretaria de Comunicação, madeira não faz parte dos resíduos reciclados.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,438SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Inscrições para Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes são prorrogadas até 17 de...

As inscrições para o Bolsa do Povo Educação - Ação Estudantes, que irá pagar até R$ 1 mil para alunos da rede estadual, foram...

Decreto cria a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear

O governo publicou, no Diário Oficial da União de hoje (13), um decreto que cria a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), empresa...

Prioridade zero é Bolsa Família de R$ 300, diz ministro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (14) que o governo tem como “prioridade zero” a efetivação do Bolsa Família com valor de...

Número médio de filhos cai 25% no estado de SP entre 2000 e 2020,...

A fecundidade no estado de São Paulo caiu de 2,08 filhos por mulher para 1,56 entre 2000 e 2020. Nesse período, a estrutura etária...

Estação Jardim Romano, da Linha 12-Safira da CPTM, terá ação voltada ao público LGBTQIA+

A estação Jardim Romano da Linha 12-Safira recebe nos dias 13 e 14 de setembro, das 12h às 17h, a Unidade Móvel LGBTI para...