Licitação para anteprojeto da extensão da linha 13-Jade até Bonsucesso será lançada nesta quinta-feira


O site CPTM Metrô informa que, um dia depois que o governo federal e a concessionária GRU Airport assinaram o aditivo de contrato que permitirá a implantação do People Mover no Aeroporto de Guarulhos, a CPTM lança nesta quinta-feira (9) a licitação para o anteprojeto da extensão do ramal, após a estação Aeroporto Guarulhos. Com previsão de contar com quatro novas estações, a extensão deve levar o ramal até Bonsucesso e contar com cerca de 10 km. Estão previstas as estações: Jardim dos Eucaliptos, Jardim São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso.

A licitação inclui estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira do projeto e servirá de base para uma futura concorrência para sua construção.

Os detalhes do edital ainda não foram revelados pela companhia, mas acredita-se que esse trecho incluirá um pátio de manutenção, necessário à medida que a Linha 13 ganhe demanda maior.

Traçado provisório da extensão da Linha 13 no sentido leste

No entanto, não há prazo definido para execução da obra. Para o governo Doria a prioridade é levar a Linha 13 até a estação Palmeiras-Barra Funda, na região central, prevista para 2024.

Com a ligação da estação Aeroporto Guarulhos pelo People Mover, a Linha 13 continuará não tendo ponto de parada nos terminais 2 e 3 do aeroporto. O site ressalta que o traçado provisório poderá ser modificado após os estudos, que incluem levantamento aerofotogramétrico da região. A sessão pública de recebimento das propostas está prevista para 23 de novembro.