terça-feira, 26 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioPOLÍCIACondomínios de São Paulo terão que comunicar casos de violência doméstica à...

Condomínios de São Paulo terão que comunicar casos de violência doméstica à polícia

Os condomínios residenciais e comerciais do Estado de São Paulo terão que comunicar ocorrências ou indícios de violência doméstica e familiar aos órgãos de segurança pública. A nova lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa, sancionada pelo governador e entra em vigor em 60 dias.

A legislação determina que síndicos, administradores ou responsáveis pelos condomínios comuniquem em um prazo máximo de até 24 horas os episódios de violência doméstica.

Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo – Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati, a legislação reforça a rede de proteção às vítimas de violência doméstica.

‘Os casos muitas vezes acontecem dentro de casa e não chegam ao conhecimento da polícia. A lei é importante, porque muitas vezes os vizinhos ficam receosos de fazer a denúncia. Agora, eles poderão relatar o caso para os administradores dos condomínios, que farão o encaminhamento para as autoridades”.

Além de exigir as denúncias de violência contra mulheres, crianças e idosos, o texto prevê que os condomínios fixem cartazes em suas áreas comuns divulgando a nova legislação.

“A denúncia permite que a polícia tenha conhecimento do caso e possa agir. Muitas vezes, ela faz diferença entre a segurança da vítima e um feminicídio”, explica Raquel.

Como agir ao presenciar uma situação de violência?

Em uma situação de emergência e/ou violência explícita, qualquer pessoa do prédio deve acionar algum dos seguintes canais:

  • 190 – Polícia Militar
  • Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • Disque 100 – Disque Direitos Humanos

Um projeto semelhante tramita no Congresso Nacional, dando prazo de 48 horas para a denúncia. O texto já foi aprovado no Senado e agora aguarda votação na Câmara dos Deputados.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,478SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Exposição no IMS paulista retrata obra de Clarice Lispector

A partir de hoje (23), o Instituto Moreira Salles (IMS) exibe uma exposição com trabalhos de artes visuais, além de outros 300 itens, incluindo manuscritos, fotografias,...

Vacina da Pfizer contra Covid tem alta eficácia em estudo com crianças

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 apresentou 90,7% de eficácia contra o novo coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a...

Comitê aprova importação adicional de energia da Argentina

Apesar da melhora no regime de chuvas, o (CMSE) Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico aprovou em caráter extraordinário a importação adicional de energia...

Guarulhos realiza primeira reunião do programa Municípios Paulistas Resilientes

Guarulhos, uma das cidades selecionadas para participar do Programa Municípios Paulistas Resilientes, do governo estadual, realizou nesta sexta-feira (22), no auditório da Univeritas/UNG, no Centro,...

Sabesp conclui reparo e restabelece abastecimento no Parque Cecap

Finalmente, foi concluído o reparo que equipe da Sabesp esteve fazendo na rede de água do Parque Cecap nesta quinta-feira e que havia deixado...