Escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17, o “Cuidado Materno e o Neonatal Seguro” tem se destacado como um dos principais diferenciais dos serviços de maternidade do Hospital Nipo-Brasileiro, considerado hoje um instituição de referência regional em toda Cidade e também em todo Estado de São Paulo.
Criada em 1953 pela médica Virgínia Apgar, inicialmente como uma rápida análise clínica dos recém-nascidos, a hoje consagrada Escala Apgar tornou-se um padrão de avaliação dos bebês, que consiste na soma de cinco indicadores ou sinais determinados nos primeiros um e cinco minutos de vida da criança.
Dr. Rodrigo Borsari, Superintendente Técnico do Hospital Nipo-Brasileiro, informa que nos últimos 4 anos, de um total de 8.059 partos realizados, independente da idade gestacional, peso ou condições maternas, apenas 8 em cada 1.000 bebês apresentaram Apgar abaixo de 7 no 5º minuto de vida, caracterizando-se como um dos parâmetros de excelência, dentre outros, utilizados como indicador para a assistência segura do bebê no momento do parto.
Da mesma forma, segundo ele, os cuidados maternos desenvolvidos pelo Hospital Nipo-Brasileiro, podem também ser avaliados através de indicadores de qualidade consagrados universalmente nas boa práticas médico-hospitalares como, por exemplo, da laceração do períneo da parturiente ocorrida durante os chamados partos normais.
Nesse sentido, Dr. Rodrigo Borsari acrescenta que no mesmo período, do total de 1.017 de partos normais assistidos pelo Hospital Nipo-Brasileiro, apenas 3 a cada 200 partos vaginais apresentaram laceração de períneo materno que necessitaram de cuidados médicos mais intensos.
Adicionalmente, Dr. Rodrigo Borsari destaca o papel e a importância do leite materno nos cuidados maternos e para o neonatal seguro, lembrando que ele possui todos os nutrientes em quantidades adequadas e necessárias para o crescimento e desenvolvimento do bebê nos primeiros 6 meses de vida. Nesse sentido, o berçário do Hospital Nipo-Brasileiro tem se destacado como referência com a adoção dos protocolos de Aleitamento Materno Exclusivo e no chamado Contato Pele a Pele ou Golden Hour, que é o primeiro contato do recém-nascido com o colo da mãe, indicadores estes em que o hospital apresenta taxas de excelência acima da média da ANAHP, da ordem, respectivamente, de 84.5% e 94,34%.
Selo Sinasc
Adicionalmente, Dr. Rodrigo Borsari destaca que, pela quarta vez consecutiva, o Hospital Nipo-Brasileiro conquistou o Selo Ouro de Qualidade na coleta informações sobre nascidos vivos (SINASC) conferido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que tem como objetivo reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo território nacional: ” a fonte dos dados é a Declaração de Nascido Vivo (DNV), padronizada pelo Ministério da Saúde, com cerca de 41 variáveis, entre as quais podem ser destacadas a duração da gestação, peso do recém-nascido, idade da mãe, local de ocorrência e o tipo do parto, dados estes cuja qualidade reitera mais uma vez a excelência de nossos serviços”, enfatiza ele.