sábado, 4 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISCOMPORTAMENTONúmero de romeiros em direção a Aparecida na Dutra em outubro é...

Número de romeiros em direção a Aparecida na Dutra em outubro é 43% maior do que antes da pandemia

O número de pessoas em romaria pela via Dutra com destino ao Santuário Nacional de Aparecida este ano é maior do que antes da pandemia, segundo dados da NovaDutra, concessionária que administra a rodovia. Entre os dias 1° e 9 de outubro foram 5,3 mil pessoas caminhando na pista rumo a Aparecida (SP). Em 2019, eram 3,7 mil no mesmo período. O número é 43% maior.

A caminhada até o Santuário é uma tradição no 12 de outubro. Milhares de fieis se mobilizam em um ato de fé até a igreja para a comemoração do Dia de Nossa Senhora. Em 2020, o Santuário suspendeu a missa no feriado e as atividades, como a visita ao nicho da Santa, estava com restrições por causa da pandemia.

Apesar disso, alguns romeiros mantiveram a tradição e de 1 a 9 de outubro de 2020 cerca de 1,3 mil pessoas caminharam pela Dutra até Aparecida.

Este ano, com a liberação das celebrações e o avanço da vacinação, a igreja esperava a volta do público ao Santuário, mas com o termômetro das romarias, o volume deve ser maior que a média.

Às margens da rodovia, o movimento é intenso nesta segunda-feira (11) véspera do Dia de Nossa Senhora. Segundo a concessionária, até esta manhã o número total de romeiros em caminhada foi de 21 mil, cerca de 16 mil pessoas nos últimos três dias – entre 9 e 11 de outubro.

Nos centros de apoio, que oferecem atendimento de enfermagem, água e alimentação, os voluntários afirmam que o volume é maior já visto. Para eles, o aumento tem relação com a pandemia, muitos fieis seguem em caminhada por promessas de saúde em casos de contágio com a Covid-19.

Fernando Soares, é de Mogi das Cruzes e está em caminhada para agradecer pela cura depois da Covid-19. “Eu venci a doença, tive 20% do meu pulmão comprometido pelo vírus. Hoje eu estou aqui para agradecer pela minha vida e pela dos demais que foram poupados. O número de mortes, 600 mil vidas perdidas, assusta. E estamos fazendo isso não só por nós, mas pelo país”, comentou.

O autônomo Humberto Quintanilha segue em caminhada por cerca de 85 quilômetros, saindo de São José dos Campos, para agradecer pelos familiares que conseguiram vencer a Covid-19.

“Eu estou aqui para agradecer pela saúde da mina família, quem pegou Covid e conseguiu se recuperar sem sequelas. E conversando com outros fieis na caminhada vi que somos um grande grupo em agradecimento por quem passou por essa pandemia e segue hoje com saúde e pelas vidas que se foram”.

Acidentes

Desde o fim de semana, onze pessoas foram atropeladas na via Dutra em acidentes envolvendo romeiros. Dentre as vítimas, quatro morreram.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,497SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Primeira imagem da variante ômicron revela mais que o dobro de mutações que a...

A primeira imagem da variante ômicron do coronavírus revelou mais que o dobro de mutações que a da variante delta.  A representação computadorizada desta nova cepa foi feita por pesquisadores...

TCE aprova por unanimidade as contas de Guarulhos pelo terceiro ano consecutivo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nesta terça-feira (30) as contas da Prefeitura de Guarulhos em relação ao exercício de 2019, terceiro ano...

Gatinho reabilitado pela Proteção Animal conquista nova família

Encontrar animais machucados após maus-tratos e acidentes infelizmente faz parte da rotina das equipes do Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos. Porém, há...

Paciente é internada em BH com Covid-19 após chegar da África

Uma mulher de 33 anos foi internada em Belo Horizonte, neste domingo (28), com diagnóstico de Covid-19, após chegar do Congo, país do continente africano. De...

Circo Marambio na Avenida Tiradentes com 50% de desconto

Instalado na Avenida Tiradentes, o Circo Marambio tem promoção especial de 3 a 8 de dezembro. Segundo informações essa é uma grande oportunidade para...