sábado, 4 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUECom volta às aulas presenciais obrigatórias, SP adia fim das bilheterias em...

Com volta às aulas presenciais obrigatórias, SP adia fim das bilheterias em estações de trem e de metrô

As bilheterias das estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM não serão mais desativadas nesta sexta-feira (15), como havia sido previsto pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM).

Com o anúncio da volta às aulas presencial obrigatória de todos os alunos do estado de São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (18), a pasta alterou o plano e remarcou o fechamento total dessas bilheterias para 22 de outubro.

Até o dia 21, ambas as bilheterias seguirão funcionando parcialmente, apenas nos horários de pico (das 6h às 10h e das 16h às 20h), como vem acontecendo desde 8 de outubro, diz a pasta. Os passageiros terão à disposição no horário de funcionamento da estação a equipe do “Posso Ajudar”, funcionários treinados para esclarecer dúvidas.

“Essa alteração no cronograma é importante para atingir o cidadão que até então estava em casa e pode ainda não ter contato com a informação da substituição das bilheterias. Reforço que a população continua com todo apoio necessário para que essa transição ocorra da melhor maneira possível”, afirmou em nota Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos.

Está mantido, porém, o cronograma de fechamento total das demais bilheterias até o final deste ano. Segundo a secretaria, as datas de substituição das bilheterias serão divulgadas nos próximos dias.

Usuários lamentam mudança

Usuários das estações lamentarem a mudança. Idosos relatam dificuldade em acessar as máquinas de autoatendimento.

Apesar do anúncio já feito, o calendário da desativação dos guichês nas outras estações ainda não foi divulgado.

A expectativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos é a de obter uma economia de R$ 100 milhões por ano.

Ainda segundo o governo, os funcionários das bilheterias vão ser realocados em outras funções. A secretaria de Transportes, porém, não informa quais tampouco quantos trabalhadores serão afetados pela mudança.

A secretaria alega que somente cerca de 25% dos usuários diários da CPTM e 15% do Metrô não usam o cartão do Bilhete Único ou do BOM e, portanto, serão impactados diretamente com o fechamento das bilheterias nas estações.

O governo também promete corrigir problemas técnicos que os terminais de autoatendimento frequentemente apresentam aos usuários do transporte público de São Paulo na hora da compra.

Segundo o secretário Alexandre Baldy, apesar da redução de custo, nenhum empregado que trabalha nas bilheterias do Metrô e da CPTM será demitido, mas a promessa não é válida para funcionários de empresas terceirizadas.

Bilhete digital

No final de 2020, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos lançou o bilhete unitário digital para ser utilizado nas estações do Metrô e da CPTM.

Batizado de TOP, o bilhete funciona por meio de QR Code em aplicativo de celular ou pode ser impresso em máquinas de autoatendimento. O valor da passagem é o mesmo do Bilhete Único: R$ 4,40.

O usuário pode comprar diariamente pelo aplicativo até dez bilhetes que não têm prazo para expirar. Os bilhetes unitários em papel ainda não têm data para sair de circulação.

O governo de São Paulo afirmou que cerca de 40 milhões de bilhetes com o QRCode já foram comercializados e emitidos pelo aplicativo TOP, do Metrô e da CPTM em São Paulo.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,497SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Países europeus identificam casos da variante Ômicron

Dois casos da nova variante Ômicron do coronavírus foram detectados no estado da Bavária, no sul da Alemanha, disse o Ministério Regional da Saúde...

Guarulhos promove o Dia Internacional das Cidades Educadoras no CEU Bonsucesso

Nesta terça-feira (30), data em que é celebrado o Dia Internacional das Cidades Educadoras, o CEU Bonsucesso recebeu o encontro A Cidade Educadora não deixa...

Inscritos no Enem fazem neste domingo segundo dia de provas

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da...

Governo de SP reduz intervalo da dose adicional da vacina de Covid-19 de 5...

O Governo de SP vai reduzir de 5 para 4 meses o intervalo da dose adicional da vacina de Covid-19 no estado de São...

Prefeitura promove a 1ª Semana de Direitos Humanos na próxima semana

Debates, formações, salas temáticas e muito mais. Na próxima semana, a Prefeitura promove a 1ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos com inúmeras atividades que têm o objetivo de ampliar o conhecimento do temaDireitos...