No Jardim Adriana, região do Cocaia, existe a rua Cecília Maria Vallardi Saraceni, na qual há um trecho com colégio e comércios e em outros há grandes terrenos murados e ainda sem construção. A via serve de interligação com a avenida Brigadeiro Faria Lima. Está sendo focalizada nesta seção por sugestão do leitor Márcio dos Santos Porfírio, morador do bairro. Ele aponta que a rua mereceria melhor conservação e sinalização.
Entramos em contato com a família Saraceni para saber quem foi a mulher que empresta seu nome a essa via pública. Seu neto Ronaldo Zacharias Saraceni informa que ela foi neta do médico Leonardo Vallardi, italiano que foi eleito vereador e, na condição de intendente, cargo equivalente ao de prefeito, administrou Guarulhos de 1902 a 1906. Em editorial publicado na Folha Metropolitana, o escritor e historiador João Ranali enalteceu as iniciativas de Vallardi em defesa da natureza.
Cecília nasceu em 1908 e faleceu em 1986. Foi casada com Beltran Saraceni, com quem teve os filhos Ronaldo Beltran Saraceni e José Roberto Saraceni. Suas maiores contribuições foram para a Catedral de Guarulhos (Igreja Matriz), para a qual colaborou com trabalho e com generosas doações.
Ela também era bisneta do capitão João Francisco da Silva Portilho, intendente em Guarulhos de 1896 a 1902, no mandato anterior ao de seu avô, Leonardo Vallardi. Promovido a coronel, Portilho dá nome à rua do Hospital Carlos Chagas, no Centro.
Fotos: Arquivo familiar