quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADEPontos viciados de descarte exigem novos procedimentos

Pontos viciados de descarte exigem novos procedimentos

 

Cenas como a da foto, tirada no dia 25, segunda-feira, na rua do Araújo, no Jardim Santa Emília, região do Taboão, repetem-se por inúmeros locais de Guarulhos.

Pode ser até que neste domingo a Prefeitura já tenha recolhido os entulhos e outros dejetos ali jogados, pois é um “enxuga gelo” constante: o Poder Público limpa num dia, os malfeitores sujam momentos depois, tanto ali quanto em outros locais, inclusive na área central da cidade.

Quando o Google Maps fez registro do local, por um acaso a calçada da rua do Araújo estava limpa. Os detritos estavam jogados apenas atrás do muro do terreno, que já não suporta tanto peso e pode ruir.

Taxa do lixo e novo modus operandi



Quando anunciada a polêmica taxa do lixo, foi informado também que a Prefeitura passará a instalar câmeras de segurança, para flagrar quem comete esse tipo de ilícito, degradando as vias públicas e ainda agredindo o meio ambiente, pois é fatal que parte do lixo jogado ali acabará indo para as galerias de águas pluviais e para o córrego que passa ao lado.

Percebendo o desgaste que a taxa do lixo vem provocando em sua imagem e com base em relatos que vereadores que o apoiam vêm lhe fazendo, o prefeito Guti (PSD) acena com a possibilidade de rever os valores já aprovados pela Câmara Municipal. E é saudável que o faça para muito menos do que o que anunciado, pois comparações com outras cidades vêm sendo feitas e postadas pelo jornalista Pedro Notaro e não há justificativa plausível para Guarulhos cobre mais. O prefeito da Capital de S.Paulo, Ricardo Nunes (MDB), por exemplo, decidiu não pôr em prática a cobrança da taxa. Tanto em São Paulo quanto em Guarulhos há aterro sanitário, o que, segundo o vereador Laércio Sandes (DEM), desobriga as cidades de cumprir a lei federal que estabeleceu a taxa do lixo.

Seja qual for o valor da taxa a ser aplicada pela Prefeitura de Guarulhos, a promessa de utilização de câmeras para monitorar os pontos viciados precisa ser cumprida o mais rápido possível. E mais: é previsível que assim que forem instaladas as câmeras nos atuais pontos viciados, como o da rua Araújo, os malfeitores escolherão outros locais para despejar os detritos.

Então, é preciso também que haja novas formas de fiscalizar, para identificar quem despeja entulho nas ruas e também chegar às famílias que contrataram os serviços de quem comete esse crime ambiental, pois certamente eles agem remuneradamente por quem quer se desfazer de detritos e não tem volume suficiente para contratar uma caçamba.

O serviço Cata-Treco recém implantado é muito bem-vindo, mas ainda tímido diante do porte da cidade, assim como a coleta seletiva que, finalmente, vem começando a ser feita em Guarulhos. Além dessas duas medidas, é necessário implantar novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) ou Ecopontos e aprimorar o funcionamento dos já existentes, reduzindo as limitações impostas à população que quer fazer uso deles.

Manter os mesmos tipos de procedimentos continuará obtendo os mesmos maus resultados. Após sucessivos secretários à frente dos Serviços Públicos (Loredana Glasser, Americano e Rodnei) está comprovado que apenas boa vontade e dedicação não são suficientes para alcançar êxito na difícil tarefa de extinguir os pontos viciados de despejo de detritos. A experiência mostra que é preciso mudar a forma de agir se se quiser obter soluções efetivas.

Valdir Carleto

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Conservatório de Guarulhos apresenta recital com alunos do curso de trompas

Na próxima quarta-feira (6), às 19h30, alunos do curso de trompa do Conservatório Municipal de Guarulhos apresentam recital com repertório clássico e popular no...

Saiba como evitar acidentes com as crianças no período de lazer

Julho chegou e o período de férias escolares para as crianças e os adolescentes também. Aguardada pelos pequenos pelas numerosas possibilidades de lazer, brincadeiras e...

Guarulhos inicia a Operação Moto Segura na próxima semana

A partir da próxima quinta-feira (7) a Operação Moto Segura será realizada nas vias do município que concentram maior número de acidentes de trânsito...

Desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável, divulga IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada nesta quinta-feira (30) aponta que a taxa de desocupação ficou em 9,8% no...

Equipe do Vôlei Guarulhos para a temporada 2022-2023 será revelada em vídeo

Tudo pronto para iniciar a preparação do time Vedacit Vôlei Guarulhos para as competições oficiais de 2022-2023. Depois de quatro meses entre negociações, consultas...