PUBLICIDADE
InícioDESTAQUETemporais deixam quase 50 cidades em emergência na Bahia e em MG

Temporais deixam quase 50 cidades em emergência na Bahia e em MG

Publicado em
PUBLICIDADE

O governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União onde reconhece, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais. Nos últimos dias, os dois estados sofreram com fortes chuvas.

De acordo com a publicação, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Alexandre Lucas Alves reconhece a situação de emergência em decorrência de tempestade local seguindo decreto do governo da Bahia.

 

O governo autorizou o emprego de tropas do Exército Brasileiro no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações. “Equipes da Defesa Civil e de assistência social já estão no local. Solicitamos também apoio do Exército Brasileiro para minimizar o sofrimento de tantos baianos que estão vivendo essa calamidade em razão das fortes chuvas”, disse o ministro João Roma em comunicado.

Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Governo da Bahia homologa Situação de Emergência para mais 3 cidades

Também na noite da sexta (10), o governo da Bahia divulgou que serão publicados na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado os decretos de homologação de Situação de Emergência nos municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa têm validade de 180 dias.

De acordo com os decretos, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades.

Além das três, estão em situação semelhente: Alcobaça, Belomonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Mais cedo, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento da Bahia (SJDHDS), autorizou, na quinta-feira (9), o repasse de R$ 705.120 para 32 municípios do interior baiano que estão em situação de emergência por causa da forte chuva das últimas semanas.

Segundo informações da governo, cerca de 4.650 famílias em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas.

Campanhas arrecadam doações para desabrigados após chuvas; veja como ajudar

O Corpo de bombeiros e a Polícia Militar de Itamaraju fizeram campanhas de doações para as famílias desabrigadas e desalojadas após as fortes chuvas que atingem a Bahia desde a última terça-feira (7). De acordo com o Corpo de Bombeiros, os donativos podem ser doados em todos os quartéis do órgão no estado.

As PM das cidades de Itamaraju e Jucuruçu, no sul da Bahia, também fizeram uma campanha de doações de alimentos. As duas cidades foram fortemente atingidas pela chuva.

As arrecadações podem ser feitas na sede da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (43ª CIPM/Itamaraju) e no quartel do 4° Pelotão, em Jucuruçu.

A prefeitura de Jucuruçu pediu doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas. As entregas podem ser feitas diretamente no CRAS, Igreja Católica São Sebastião e na Igreja Adventista nado bairro Califórnia.

Famosos se mobilizam para ajudar os desalojados e desabrigados

O humorista Windersson Nunes e o youtuber Felipe Neto foram alguns deles que anunciaram ajuda. Windersson também convoca outros famosos para a força-tarefa.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE