terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioCIDADEInfluenza H3N2 lota unidades de saúde públicas e particulares

Influenza H3N2 lota unidades de saúde públicas e particulares

 

O Click Guarulhos recebeu diversas queixas de munícipes na segunda e nesta terça-feira, relatando demora no atendimento nas unidades de saúde da Prefeitura.

Há relatos de pessoas aguardando deitadas no chão, por não terem lugar para sentar-se; outras passando mal e até desmaiando, como teria acontecido na UPA São João e na Policlínica Paraventi, onde a Reportagem confirmou o grande número de pessoas aguardando serem atendidas, durante todo o dia, a maioria referindo problemas respiratórios.

Houve, também, reclamações de falta de materiais de higiene e de medicamentos.

Enviamos questionamento à Assessoria de Imprensa, indagando quais providências estão sendo tomadas para dar conta da nova demanda. Foi prometida resposta para a quarta-feira. Porém nesta noite de terça-feira, recebemos release da Prefeitura, que transcrevemos:

Saúde alerta para avanço de casos de síndrome gripal H3N2

A Secretaria Municipal de Saúde constatou um grande crescimento na procura de pessoas com sintomas da síndrome gripal H3N2 nas unidades de saúde de Guarulhos, o que vem causando grandes filas e demora no atendimento.

Neste mês de dezembro, até o último domingo, dia 19, a cidade registrou 8.051 casos de síndromes gripais, não necessariamente a H3N2. O mesmo ocorre em hospitais particulares e em postos de atendimento de planos de saúde privados do município, a exemplo do que está acontecendo em outros municípios da Grande São Paulo.

Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, era essencial estar atento aos sintomas de uma gripe, tendo um acompanhamento médico capaz de indicar os melhores tratamentos — tanto para o alívio dos sintomas quanto para evitar a progressão da doença.

Apenas uma avaliação médica é capaz de identificar cada quadro e indicar as direções corretas para cada pessoa. Neste momento, é importante ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. Daí a importância de utilizar máscaras em ambientes fechados e manter os hábitos adquiridos ao longo da pandemia de coronavírus, como lavar as mãos com frequência e manter distanciamento social.

SINTOMAS

Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse. Em alguns casos pode haver vômito e diarreia. Contudo, estas manifestações não ocorrem com frequência, sendo mais comuns em crianças.

Também nos particulares

A Reportagem do Click Guarulhos constatou que os hospitais e clínicas particulares também estão tendo intensa procura de pessoas que relatam problemas respiratórios e outros sintomas que levam a crer tratar-se de Influenza, seja ou não a H3N2. Verificou-se aumento na demanda nas unidades do Hospital Bom Clima, Unimed, Notre Dame e Carlos Chagas.

Mesmo entre pessoas que tomaram a vacina contra a gripe têm havido casos de contaminação com a H3N2, pois a mutação H3N2 do vírus Influenza sofreu modificações que a ajudam a escapar dos anticorpos produzidos na resposta à vacinação. Estudos mostram, entretanto, que a gravidade tem sido menor entre pessoas vacinadas contra a gripe.

Dicas de especialista

O Click Guarulhos publicou nesta terça-feira matéria com explicações e conselhos do médico Carlo Rodrigo Moraes Duarte (CRM: 100531), cooperado da Unimed Guarulhos.

https://www.clickguarulhos.com.br/2021/12/21/tire-suas-duvidas-sobre-o-surto-de-influenza-h3n2/

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,508SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

EPC adota sistema Anglo, materiais do Plurall e aplicativos

Há 33 anos, o EPC tem como meta preparar alunos que possam reunir condições para transformar o mundo. Sua direção afirma acreditar que o...

Anac autoriza aéreas a voar com apenas três comissários

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou as companhias aéreas Azul e Gol a realizar voos com menos comissários de bordo nos aviões em...

Nike e CIEE anunciam 21 bolsas de estudo para jovens negros em São Paulo

Utilizando o poder do esporte para quebrar barreiras, transformar comunidades e mudar o jogo para todos, a Nike, em parceria com o Somos CIEE,...

Guarulhos inicia vacinação de crianças de 5 a 9 anos sem comorbidades nesta terça-feira

A Prefeitura de Guarulhos estende a partir desta terça-feira (25) a vacinação contra a Covid-19 a crianças de cinco a nove anos. As de dez e...

UBSs Vila Barros, Marcos Freire e Pimentas atendem hoje pelo programa Saúde Agora

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pimentas, Marcos Freire e Vila Barros estão abertas neste sábado (22) para atender a população das 8h às...