sexta-feira, 21 janeiro 2022

“Pretos em Conexão”: coletivo de Guarulhos oferece vagas em curso gratuito sobre cultura negra

 

Cerca de 70% da população disseram ter visto negros e pardos sendo discriminados em estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings e supermercados. Mais de 50% é a diferença salarial entre uma pessoa preta e uma pessoa branca durante a pandemia. Apenas 4,9% são as cadeiras ocupadas por negros nos Conselhos de Administração das 500 empresas de maior faturamento do Brasil. Menos de 3% dos diretores de cinema são negros e não existem mulheres negras dirigindo filmes. 

Diante do racismo revelado pelos dados, o projeto “Pretos em Conexão” busca fortalecer as pessoas pretas do país, disponibilizando um curso gratuito online, com objetivo de formar agentes facilitadores da cultura negra. 

Segundo os organizadores, o curso “quer facilitar o acesso à informação sobre racialidades para a população periférica; e, por isso, será realizado via Whatsapp”. Os alunos serão acompanhados por tutores por meio de grupos; os conteúdos serão disponibilizados em vídeos e serão aplicados testes para o acompanhamento dos participantes. 

“Trazer pessoas pretas para a produção cultural é necessário. É a única forma de termos a realidade preta e parda sendo retratada em narrativas que não sejam elitistas e preconceituosas. Os cargos de criatividade devem estar em nossas mãos para criarmos futuros em que não estejamos nas novelas, filmes, séries e eventos apenas em lugares operacionais”, diz Rafaela Hilario, idealizadora do curso. 

Entre os conteúdos, além da história do povo negro, haverá temas relacionados a “Racialidades”, discutindo: Discriminação e preconceito, Ancestralidade, Afrodescendência, Representatividade Negra, Lugar de Fala, Colorismo, Plataformas e Influencers negros e Empreendedorismo Negro. Já nas aulas sobre “Cultura Afro”, serão abordados: semiótica da comunicação, padrão de beleza, cabelo afro, danças africanas, séries negras, Rap, Hip Hop e Funk e demais elementos que compõem a cultura negra da Africa e diáspora. 

“As políticas de embranquecimento na época do Brasil-Colônia geraram um apagamento histórico da Cultura Negra. Ainda existem muitas pessoas  pretas e pardas que não se reconhecem como tal. Portanto, nossa ideia é disseminar conteúdo sobre negritude, para que possamos mudar nossa autoimagem e nossas relações”, conta a produtora cultural Patricia Hilário, diretora executiva. 

O conteúdo contará com o conhecimento de nomes da cultura preta como Mauro Baracho (fundador @afroestima2), Cah Fernandes (fundadora @pretitudes), Diva Green (hair stylist), Nina Chrispim (publicitária e ativista), Marcus Bomfim (relações públicas), Lu Big Queen (artista e modelo gorda), Rafaela Hilário (produtora cultural), Keit Lima (ativista), Fernanda Curti (ativista), Felipe Cirilo (bailarino), Marcela Silveira (bailarina), Vivi Junqueira (antropóloga), Pretoman (grafiteiro), Priscila Hilário (baterista), Emílio José (professor de História), Georgia Bento (palestrante), entre outros. 

As inscrições estão abertas até dia 03 de janeiro, para jovens de 16 a 30 anos. Após a data, 210 jovens serão selecionados para seguir na primeira etapa do curso “Letramento racial”. Os 50 alunos com melhor desempenho serão chamados para a fase de  “Produção cultural”, que disponibilizará um auxílio no valor de R$ 500 reais para que possam dedicar-se aos estudos e à facilitação do conteúdo a outras pessoas. 

Nesta edição, o curso tem foco em moradores da cidade de Guarulhos. Portanto, residir no município será o primeiro critério de desempate. Outros critérios: ser pessoa preta ou parda, ser mãe solo ou ser pessoa trans.

Serviço: Curso “Pretos em Conexão”

Inscrições: https://abayomicultural.com.br/curso-pretos-em-conexao ou (11) 94918-8319

Agenda

Chamamento de alunos: 5 e 6 de janeiro de 2022

Live inaugural do curso: 10/01/2022

Início do curso – 1ª etapa: 11/01/2022

Final do curso -1ª etapa: 10/02/2022

Divulgação da classificação da 2ª etapa: 11/02/2022

2ª etapa – Aulas sobre produção cultural para classificados: 13 a 16 de fevereiro (das 19:00 às 22:00)

Facilitação dos agentes culturais: 20/02 a 18/03

Evento de finalização do curso: 25/03

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,505SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Temperatura sobe neste fim de semana em Guarulhos e no estado de São Paulo,...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, a partir deste fim de semana, temperaturas mais elevadas voltam a aparecer no estado de São...

Terapeuta ensina a atingir metas de Ano Novo

Falta de autoconhecimento e foco são grandes obstáculos na caminhada para cumprir planos Ao final de cada ano é comum as pessoas colocarem metas e...

Faixa de isenção até R$ 3.300 é palatável, diz relator do IR

Depois de anunciar que não vai analisar a proposta do governo federal para alterar o IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), mesmo com o...

Governo prorroga presença da Força Nacional de Segurança na Amazônia

O governo federal decidiu prorrogar, por mais um ano, a presença da Força Nacional de Segurança Pública na Amazônia Legal. A decisão consta em portaria assinada...

GCM resgata filhote de gato preso em bueiro no Jardim Flor da Montanha

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou um filhote de gato que estava preso em um bueiro na rua Wilson de Souza, no...