O Conselho Municipal de Políticas para Mulheres de Guarulhos realizou no dia 11, quarta-feira, evento com a presença da promotora de Justiça do Ministério Público de SP Gabriela Manssur, que ministrou palestra com o tema “A importância da representatividade da mulher na política“.
O evento, que contou com público participativo, iniciou com apresentação musical pela cantora Kelly Medeiros, professora de música e coordenadora de programas educacionais na Divisão Técnica de Educação Ambiental, e por Rodolfo Santana, músico, produtor, arranjador e professor de música, atualmente coordenador de programas educacionais na Divisão de Comunicação.
A presidente do CMPM, Irene Araújo, agradecendo a presença de todos, falou da satisfação do Conselho em idealizar e promover essa palestra, enaltecendo as qualidades da convidada.
O secretário municipal de Segurança Pública, Marcio Pontes, discorreu sobre a importância da Patrulha Maria da Penha e sobre o trabalho efetivo realizado pela Guarda Municipal. A ex-deputada federal Dalila Figueiredo, presidente da Asbrad e conselheira titular no CMPM, narrou a sua trajetória política, enfatizando as dificuldades enfrentadas em um lugar onde a maioria é masculina. A subsecretária de Políticas para Mulheres, Verinha Souza, falou sobre a rede de proteção e apoio à cidadã guarulhense e sobre a importância de haver cada vez mais mulheres na política, citando todas as vereadoras em exercício na Câmara Municipal de Guarulhos.
A promotora Gabriela Manssur fez uma explanação sobre a importância de ter representantes no Legislativo com o olhar voltado para as mais diversas questões que envolvem as mulheres. Ela falou sobre a importância das mulheres terem seus direitos assegurados, das políticas públicas serem efetivas e enfatizou a importância de leis penais mais rígidas no combate à violência contra a mulher.
A entrada do evento foi solidária: quem pudesse contribuía com a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram doados para a Associação Remar do Brasil, que desenvolve trabalho social em Guarulhos.
Irene Araújo, presidente do CMPM, disse que, conhecendo a trajetória da promotora Gabriela Manssur, foi decidido convidá-la para ministrar a palestra, por ser referência nacional em atuação na defesa dos direitos das mulheres.
Citou que, aceito o convite, o Conselho passou a estruturar o evento, que aconteceu no Salão de Artes Adamastor, local amplo, que se mostrou adequado para essa realização.
“O evento aconteceu conforme o esperado. Recebemos um excelente público, que saiu impactado com as palavras da Dra. Gabriela. Realmente uma aula sobre a importância de termos um número maior de mulheres ocupando cargos públicos, legislando com um olhar feminino, criando leis de mulher para mulher e também com sensibilidade para atuar com crianças, idosos e a sociedade como um todo. Estamos muito satisfeitas com a repercussão do evento e com o resultado alcançado que para nós é combustível que mantém o CMPM cada vez mais engajado, cumprindo o seu papel, promovendo ações de conscientização que assegurem os direitos das mulheres e a equidade de gênero”, concluiu.