quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADECPTM abre licitação para obras na Plataforma do Expresso Aeroporto, na Luz

CPTM abre licitação para obras na Plataforma do Expresso Aeroporto, na Luz

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou na edição desta terça-feira (24/05) do Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital para a execução de obras para adequação da Plataforma 5 da Estação da Luz, utilizada para embarque e desembarque de passageiros do Expresso Aeroporto, que liga a estação à Estação Aeroporto-Guarulhos.

A sessão pública acontecerá em 16 de junho de 2022 às 10h e o edital está disponível nos sites CPTM e Imprensa Oficial.

O objetivo das futuras obras é adequar a plataforma para a operação do Expresso Aeroporto e disponibilizar uma área para novos negócios. A área é uma adaptação da Plataforma 4, que atende a Linha 11-Coral e atualmente é possível embarcar em apenas dois vagões do trem que segue em direção a Guarulhos. Desta forma, o projeto promoverá a duplicação de área operacional da plataforma, visando atender a extensão completa do trem.

“Estamos trabalhando para que o Expresso Aeroporto chegue até a Barra Funda e as obras neste sentido já estão ocorrendo. Essas obras na Plataforma 5 visam aumentar o espaço para circulação de passageiros e oferecer serviços e mais conforto para estas pessoas”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

“O projeto de adequação da Plataforma 5 foi totalmente desenvolvido pela própria CPTM. Além da capacidade técnica inquestionável dos nossos profissionais, isso gera uma grande economia para a companhia. Temos toda a expertise para desenvolver internamente esse e outros grandes projetos”, afirma Eduardo Tavares de Lima, Gerente de Projetos da CPTM.

Após as alterações, a plataforma terá cerca de 175 metros de extensão e área operacional de 1542 metros quadrados. Além disso, haverá uma área de 217 metros destinada a se tornar uma área de segurança. A linha de bloqueios existente será removida, mantendo-se apenas os guarda-corpos (cancelas fixas) laterais e a contagem será feita por novo sistema de câmeras.

Também haverá troca de pisos e a inserção de três áreas de jardim na plataforma para receber o escoamento das águas pluviais e promover a melhoria da drenagem local, além de ajudar na qualidade estética do ambiente.

Também será construído uma rampa de acesso direto à Praça da Luz, novos sanitários públicos acessíveis e um novo prédio operacional, e serão instalados borrachões para atender às normas de acessibilidade. Serão feitas alterações no sistema elétrico e de iluminação, além de ampliação do sistema de detecção e alarme de incêndio para as novas edificações e extensão da plataforma e instalação de novas câmeras de segurança.

“As características vistas em toda a Estação da Luz, um patrimônio histórico, serão mantidas na Plataforma 5. As obras respeitarão todos os requisitos de segurança e respeitarão essa arquitetura singular que o nosso prédio possui”, finaliza o presidente da CPTM.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Promoção da Buser irá premiar 5 participantes com um ano de viagens grátis

No mês em que celebra cinco anos de história, a Buser, maior plataforma de intermediação de viagens de ônibus do País, sorteará 1 ano...

Guarulhos inicia ação de combate ao Aedes aegypti com o apoio do Tiro de...

A partir desta segunda-feira (4) até o final do mês a Prefeitura contará com o apoio de dez soldados do Tiro de Guerra de...

Falsários tentam aplicar golpe usando mensagens em nome da Caixa

Relato episódio acontecido comigo, na quarta-feira, 29, quando falsários usaram mensagens em nome da Caixa Econômica Federal para tentar me aplicar um golpe financeiro....

Lei do “Auxílio Reencontro” tem tudo para dar errado

Ainda que possa ser considerada bem-intencionada, a iniciativa do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, aprovada pela Câmara Municipal da Capital, criando o Auxílio...

Secretaria irá intensificar fiscalização para uso de máscaras nos ônibus

Recebemos de internautas usuários do transporte coletivo informações de que muitos passageiros não têm feito uso de máscaras e que não têm visto fiscalização...