quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEEleições 2022: TSE aprova registro de mais duas federações partidárias

Eleições 2022: TSE aprova registro de mais duas federações partidárias

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (26), por unanimidade, a criação de duas novas federações partidárias. A primeira une os partidos PSDB e Cidadania. A outra envolve Psol e Rede.

As federações partidárias são diferentes das antigas coligações, que permitiam alianças somente durante as eleições. Na federação, os partidos que se unirem antes de uma eleição devem permanecer juntos por no mínimo quatro anos, período do mandato.

Outra diferença é que na federação são compartilhados programa, estatuto e direção comuns. Tudo deve ser aprovado pelo diretório nacional de cada partido, em processo eleitoral. A legislação prevê ainda que deve haver afinidade ideológica entre as agremiações.

A formação de federações foi aprovada pelo Congresso em agosto do ano passado. Na prática, a medida veio salvar siglas que corriam o risco de não cumprir a cláusula de barreira, instrumento que restringe o acesso ao Fundo Partidário e ao horário gratuito de TV e rádio para os partidos com baixo desempenho eleitoral.

Prazo

O prazo para o registro de federações partidárias termina em 31 de maio, conforme estipulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até lá, cabe ao TSE verificar se foram cumpridos os requisitos formais e aprovar o estatuto das federações.

Ontem (25), o Psol e a Rede pediram uma liminar (decisão provisória) para registrar sua federação, que ainda não recebeu da Receita Federal o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), um dos requisitos formais. O pedido foi aprovado por unanimidade pelo TSE.

No caso de PSDB e Cidadania, as negociações se prolongaram desde fevereiro, e a formação da federação foi selada no início deste mês. Os presidentes das siglas, Bruno Araújo e Roberto Freire, respectivamente, estiveram presentes na sessão de hoje do TSE.

Na última terça-feira (24), o TSE já havia aprovado a formação de uma primeira federação partidária, composta por PT, PCdoB e PV.

*Com Informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Café com Viola terá nova edição no CEU Bonsucesso no domingo

No próximo domingo (3), das 10h às 13h, o CEU Bonsucesso recebe nova edição do Café com Viola, grande espetáculo com o melhor da...

Governador anuncia centro de transplantes de medula óssea no Instituto do Câncer de SP

O governador Rodrigo Garcia liberou nesta sexta-feira (1º), na capital, R$ 7,5 milhões para a implantação da Unidade de Transplantes de Medula Óssea (TMO)...

Vôlei Guarulhos apresenta os sete novos contratados para a temporada 2022-2023

O Vedacit Vôlei Guarulhos usou as redes sociais do time, nesta quarta-feira, dia 6, para revelar os jogadores contratados para a temporada de competições...

Zoológico de Guarulhos lança enquete para escolher nome de filhote de mico-leão-preto

A equipe do Zoológico de Guarulhos lançou nesta terça-feira (5), nas páginas do parque no Instagram (@zooguarulhos) e no Facebook (zoologico.guarulhos), uma enquete para...

Receita paga hoje restituição do Imposto de Renda a 4,2 milhões

Mais de 4,2 milhões de contribuintes recebem nesta quinta-feira (30) o valor correspondente ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O...