terça-feira, 5 julho 2022
PUBLICIDADE

Cia Truks apresenta-se na quarta-feira em escola do Jardim Castanha

 

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a novidade da Cia Truks agora é Fique Vivo, espetáculo interativo sobre o importante e necessário tema da Segurança no Trânsito, porém, de forma interativa, envolvente, leve e, sobretudo, adequada aos adolescentes.

A experiência inovadora agrega ao teatro as experiências de desafiadores e eletrizantes jogos presenciais de escapada. O espetáculo é apresentado dentro de salas de aula em escolas da rede pública para estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos, entre o 1º e 3º ano do Ensino Médio.

Durante 40 dias, a trupe da Cia. Truks está circulando por 18 cidades do Interior do Estado. A turnê começou no dia 9 de maio e termina em 16 de junho. A direção é de Henrique Sitchin.

Em Guarulhos, a encenação será na EPG Glorinha Pimentel, no Jardim Castanha, no dia 1/6.

Após cada sessão os atores fazem uma dinâmica pedagógica com os presentes, cujo objetivo será reforçar os conceitos fundamentais para a segurança no trânsito.

Escape Room

A Truks é a primeira companhia do Brasil a criar o jogo de escapada para adolescentes. A ideia de montar um espetáculo tão diferente dos trabalhos do repertório do grupo aconteceu no final de 2016, quando o diretor Henrique conheceu os Jogos de Escapada (Escape Room), em uma situação de lazer com a família. “Fomos colocados em um quarto de hotel dos anos 60 onde um assassinato ocorrera. Tínhamos de desvendar o crime ou não sairíamos mais daquele local.” Com passagens secretas, uma série de enigmas e mistérios a serem resolvidos, a experiência encantou a família toda.

“Prestei muita atenção no meu filho de 9 anos, em como ele ficou envolvido e se transportou para outro espaço-tempo. Ele  mergulhou naquela realidade de uma forma intensa, ficou muito curioso”, lembra. “Vivemos naquela situação um enredo que a gente vive no teatro, onde também buscamos um total envolvimento do público com o que estamos fazendo. O jogo de escapada faz isso magnificamente bem.” Henrique ficou tão impressionado com a experiência vivida que alguns meses depois criou o seu próprio Escape Room, que é o Escape Júnior.

Dinâmica e clima CSI

Envolvido nesse desafio de fazer uma ponte entre a atmosfera eletrizante criada no jogo de escapada e o teatro, o diretor abraçou a demanda de criar um espetáculo sobre Trânsito. “O projeto do espetáculo Fique Vivo me proporcionou criar um universo teatral associado ao Jogo de Escapada. Imaginei que os adolescentes entram numa sala, um universo paralelo, um espaço meio CSI, uma sucursal de uma delegacia de polícia”, comenta. Nessa inovadora iniciativa cênica, a Cia Truks se inspira e se utiliza da dinâmica dos jogos de escapada para criar uma experiência única: a plateia, caso queira sair da sala onde se vê repentinamente presa, terá que participar da trama, exercendo papéis primordiais no enredo.

Três misteriosos personagens, caracterizados como investigadores da polícia, invadem uma sala de aula e convocam os alunos a auxiliá-los em uma investigação urgente. A porta da sala é trancada e os alunos terão 50 minutos para desvendar os segredos de três casos policiais. Agora cada indivíduo ali preso terá uma importante missão a cumprir para que todos consigam resolver os enigmas da aventura. Toda a experiência terá como fundo a necessidade de trabalho conjunto e consequente conscientização sobre questões voltadas à segurança no trânsito, considerando o protagonismo dos jovens como pedestres, usuários de transporte público, ciclistas e motociclistas.

Sobre a Cia Truks

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br.

Fique Vivo

Espetáculo-jogo interativo que agrega ao teatro experiências de jogos presenciais. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br.  Abaixo a relação de cidades  escolas onde acontecerão as apresentações. https://www.escapejunior.com.br/noticias/escape-junior-e-materia-do-blog-sao-paulo-para-curiosos–12

4ª Semana do Projeto

GUARULHOS

  • 01/06/2022 às 19h30 e 21h15
  • EPG Glorinha Pimentel, Rua Pedra Lavada, 829 – Jardim Castanha, Guarulhos / SP\

(fotos: divulgação Adryela Rodrigues)

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Equipe do Vôlei Guarulhos para a temporada 2022-2023 será revelada em vídeo

Tudo pronto para iniciar a preparação do time Vedacit Vôlei Guarulhos para as competições oficiais de 2022-2023. Depois de quatro meses entre negociações, consultas...

7º mutirão do Projeto Estagiando disponibiliza 1,3 mil vagas remuneradas a jovens

Estudantes entre 16 e 29 anos que cursam ensino médio, técnico ou superior devem preparar seus currículos para o 7º mutirão do projeto Estagiando,...

Comédia “Procuro o Homem da Minha Vida, Marido Já Tive” volta ao Teatro J....

A comédia “Procuro o Homem da Minha Vida, Marido Já Tive” está de volta São Paulo devido ao sucesso dia 1 de julho tem...

CNH: Poupatempo faz mutirão para quem exerce atividade remunerada

O Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, promove no próximo sábado (2) um mutirão para inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” na CNH. A campanha,...

Receita Federal alerta para golpes relacionados a pedidos de empréstimo e IOF

A Receita Federal alerta para golpes envolvendo empréstimos. Em vários relatos recebidos, supostas empresas condicionam a liberação dos empréstimos ao pagamento antecipado de Imposto...
- PUBLICIDADE -