terça-feira, 5 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEAbertas as inscrições para os cursos inclusivos para jovens nos CEUs

Abertas as inscrições para os cursos inclusivos para jovens nos CEUs

 

A Prefeitura de Guarulhos oferece cursos gratuitos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down e deficiência física em diversos CEUs de Guarulhos. Iniciativa do programa Escola 360, os cursos têm como objetivo atender crianças com deficiência e proporcionar maior inclusão social, acessibilidade e qualidade de vida.

Há aulas de teatro para crianças portadoras de Down, o curso Musicalizando TEA, vôlei sentado e esportes inclusivos no CEU Parque São Miguel, teatro para surdos no CEU Ponte Alta e também o projeto Down em Cena no CEU Continental.

As atividades envolvem os professores da Prefeitura e também dos projetos Mais Futuro, Ateliê Musical e Teatro Escola 360. Para participar os interessados devem efetuar a matrícula pessoalmente na secretaria dos CEUs e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

Desde maio deste ano o curso Musicalizando TEA é ministrado pelo professor Rafael Artur dos Santos no CEU São Miguel. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 10h às 11h, para crianças de nove a 11 anos. Para o professor, a musicalização é uma ação que promove diversas habilidades.

“Ela potencializa o ‘ouvido ativo’, a excelência na coordenação motora, a elasticidade da memória, a ampliação do gosto estético musical, desenvolvimentos neurológicos, aumento das sinapses neurais e os ganhos sociais que a música nos traz, pois raramente se faz música sozinho, já que a solidão na música está mais ligada à atitude de estudo individual”, destaca Santos.

As pessoas com ouvido absoluto ativo têm a capacidade de cantar qualquer nota que é solicitada, sem ter outra como referência.

De acordo com o professor, alguns alunos podem ter muita sensibilidade musical e é comum que se emocionem ao ouvir uma música e descubram habilidades natas em reconhecimento de alturas melódicas e facilidade rítmica.

Atividade física e teatro

O curso de esportes inclusivos é destinado a crianças de nove a 13 anos. As aulas são realizadas às segundas-feiras, das 9h às 9h50, e sextas-feiras, das 15h10 às 16h. No curso de voleibol sentado para pessoas com deficiência há duas turmas, sempre às sextas-feiras. Para a faixa etária de nove a 11 anos, ele acontece das 12h às 13h15 e para o público maior de 15 anos, das 13h45 às 15h, ambos no CEU São Miguel.

Já no curso Teatro Down os participantes têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades psicomotoras todas as sextas-feiras, das 13 às 14h30, no CEU São Miguel. O projeto Down em Cena acontece no CEU Continental para crianças a partir de dez anos, de terça e quinta-feira das 15h30 às 17h ou às sextas-feiras das 16h às 17h30.

No CEU Ponte Alta ainda há vagas no curso de teatro para surdos, todas as sextas-feiras, das 8h às 9h, para crianças de sete a 14 anos.

Os endereços dos CEUs podem ser consultados em http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/ite/ceu/index.php?p=12.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Três UBSs abrem neste sábado pelo programa Saúde Agora

Três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos estarão abertas das 8h às 16h para atender a população para consultas, exames e vacinação neste...

Férias escolares: 12 dicas para tornar o mês de julho seguro e divertido para...

 O mês de julho, tão esperado pelas crianças e adolescentes, está batendo na porta e com ele a alegria das famílias que têm viagem...

CCI Gopoúva recebe ação social no próximo sábado com serviços gratuitos

A quarta edição do GRU Social, ação de cidadania promovida pela Prefeitura de Guarulhos, acontecerá no próximo sábado (2) no Centro de Convivência do...

Campanha “Tamo Junto” do TRE-SP quer incentivar voto consciente dos jovens

O TRE-SP lança nesta quinta-feira (30) a campanha “Tamo Junto”, voltada para os jovens de 16 e 17 anos, cujo objetivo é levar informações...
11º Festival da Amizade Brasil-Japão

Festival em Guarulhos comemora 114 anos da chegada dos imigrantes ao Brasil

Para comemorar os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, no próximo domingo (3), das 9h às 18h, o Bosque Maia recebe o 11º...