quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADEEscola estadual homenageia professora e promove "Projeto Guerra e Paz"

Escola estadual homenageia professora e promove “Projeto Guerra e Paz”

 

A Escola Estadual Profa. Odete Fernandes Pinto da Silva, localizada no Jardim Bela Vista, realizou na manhã desta quinta-feira um evento literário em homenagem à professora Jane Rossi, que se aposentou naquela unidade de ensino.

A homenagem se deveu ao fato de Jane Rossi ser a idealizadora do “Projeto Semente da Paz“, por meio do qual, desde 2012, alunos de várias séries participaram escrevendo poemas com o tema “Paz”, os quais, após selecionados, foram publicados em livros, dos quais foram produzidas seis edições até 2019. Houve anos em que se obteve verba da Secretaria da Educação; em outros, foram buscados patrocínios privados para viabilizar a edição.

Por problemas de saúde, Jane Rossi não pôde comparecer, sendo representada pela escritora e pintora Mora Alves, que agradeceu a homenagem e enalteceu os feitos de Jane em prol da literatura. Uma aluna leu poema de autoria de Mora, publicado em uma coletânea. O aluno Wallace apresentou poema de sua autoria.

Compareceram também o jornalista Valdir Carleto, presidente da Academia Guarulhense de Letras, e o acadêmico e escritor José Roberto Jerônimo. Os dois declamaram poemas e incentivaram os estudantes a cultivar o hábito da leitura e exercitar a escrita.

“Quem lê mais abre a mente, fica mais alerta para os acontecimentos”, lembrou Jerônimo.

Carleto falou da importância do Projeto Semente da Paz, por vários motivos. Citou estatística que demonstra que 80% dos jovens que buscam vagas de estágio são reprovados por erros de língua portuguesa.

“Lendo mais e escrevendo habitualmente, o jovem amplia o vocabulário, adquire mais desenvoltura e certamente fará uma redação melhor se for concorrer a uma vaga de emprego”, salientou.

Jane Rossi é membro honorária da Academia.

A professora Débora Bethania, de Língua Portuguesa, mencionou o quanto Jane sempre se dedicou ao Semente da Paz, possibilitando que alunos fossem coautores de livros e, talvez, daí possam surgir escritores promissores. Comentou que neste ano outras poesias estão sendo escritas. Em mensagem nas redes sociais, Jane Rossi agradeceu e citou o quanto ficou emocionada com o carinho recebido da equipe da Escola e dos alunos também.

Na sequência, em espaço aberto, foi exposto um origami produzido pelos alunos, simbolizando a Paz.
Cartazes alinhados no chão contêm frases pregando a Paz.

GUERRA E PAZ

Nesta sexta-feira, às 10h30, em evento aberto à comunidade, será apresentada a sala temática, com explicação didática sobre experimentos atômicos e acidentes que ocorreram pelo mundo, com graves consequências para a Humanidade. Em contraponto, mensagens de Paz estão espalhadas por toda a sala, como um convite às pessoas para que reflitam sobre o tema. A iniciativa teve como inspiração a atual guerra entre Rússia e Ucrânia e o Projeto Semente da Paz.

A EE Profa. Odete Fernandes Pinto da Silva fica na rua Chibata, 174, Jardim Bela Vista

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Curso de microempreendedorismo recebe inscrições até 20 de julho em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos abriu mais 30 vagas para o curso Microempreendedor Individual, período vespertino. As inscrições podem ser feitas até o dia 20...

Nipo-Brasileiro participa do 23º Festival Brasil-Japão e anuncia novos serviços

O Hospital Nipo-Brasileiro confirma mais uma participação como expositor da 23ª edição do consagrado Festival do Japão, a ser realizado nos próximos dias 15,...

Via Rápida oferece 50 mil vagas em cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo está com 50 mil vagas abertas para cursos online de qualificação profissional do Via Rápida. As...

Novas lombadas geram queixas de motoristas

Novas lombadas têm sido colocadas pela Prefeitura de Guarulhos em vias secundárias, geralmente atendendo a pedidos de moradores, visando a forçar os motoristas a...

Ninguém acertou os seis números da Mega e o próximo concurso irá pagar 55...

Sorteada neste sábado (2) à noite em São Paulo, a Mega Sena não obteve nenhum ganhador com 6 dezenas acertadas, As dezenas foram: 05, 14,...