quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEEspecialista alerta para o aumento de infecções por vírus e bactérias no...

Especialista alerta para o aumento de infecções por vírus e bactérias no inverno

 

Basta o tempo esfriar e os resultados positivos de infecções por vírus e bactérias aumentam consideravelmente no LANAC – Laboratório de Análises Clínicas: a alta é de, em média, 20%, entre os meses de maio e setembro, época mais fria do ano.

O diretor técnico do LANAC, especialista em bacteriologia, Marcos Kozlowski, explica que atitudes simples impedem essas infecções.

“É importante lavar as mãos com frequência, evitar colocá-las em contato com boca, nariz, olhos e ouvidos quando estão sujas e manter o corpo descansado e bem alimentado – isso ajuda o sistema imunológico a se manter forte, além disso, é importante manter o ambiente sempre ventilado, apesar do frio”, esclarece, lembrando que é preciso sempre higienizar bem os alimentos, especialmente saladas cruas, não reaquecer mais de uma vez a comida já pronta, consumir sempre água filtrada ou fervida e lavar bem as mãos antes e depois de usar o banheiro.

A pandemia trouxe à tona alguns cuidados para se manter longe do coronavírus, mas que são úteis também quando falamos de outros vírus e bactérias.

“O uso do álcool em gel é importante quando não é possível lavar as mãos com água e sabão. E em caso de sintomas de qualquer doença respiratória, o uso da máscara é importante para evitar a transmissão da doença”, aconselha.

Kozlowski lembra também que o simples ato de lavar bem as mãos é a principal arma contra as infecções hospitalares.

“Nesta época do ano temos um aumento expressivo de infecções graves como meningite e pneumonia”, completa.

Segundo o especialista, é importante ter consciência que o uso indiscriminado de antibióticos faz com que bactérias comuns se tornem cada vez mais resistentes, sofrendo mutações e criando forte resistência aos medicamentos, tornando-se superbactérias. O controle de venda de antibióticos começou no Brasil em abril de 2013, que só pode ser vendido mediante a apresentação e retenção da receita, que vale somente por 10 dias.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Restaurante Popular Coma Bem Zilda Arns Macedo

Restaurante Popular reduz número de marmitas por pessoa para atender a mais famílias

O Restaurante Popular do Bem Solidariedade Zilda Arns, situado na avenida Monteiro Lobato, no Macedo, serve refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade. E...

Feira de negócios APAS Experience acontece hoje em Guarulhos

O APAS Experience, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), acontece hoje, quinta-feira, dia 30, a partir das 19h, no Hotel Marriott São Paulo Airport....

7° Recital da Sete Sons Escola de Música será no Teatro Padre Bento

O Teatro Padre Bento será palco do 7° Recital da Sete Sons Escola de Música, no dia 15 de julho, às 19h30. O evento...

Curso de microempreendedorismo recebe inscrições até 20 de julho em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos abriu mais 30 vagas para o curso Microempreendedor Individual, período vespertino. As inscrições podem ser feitas até o dia 20...

Pontos de iluminação pública de Guarulhos serão monitorados em tempo real

As manutenções da iluminação pública em Guarulhos ganharão, a partir do dia 11 de julho, mais agilidade. A Prefeitura, por meio de licitação, contratou...