sábado, 13 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioMÚSICAOrquestra Gru Sinfônica no Festival de Inverno de Campos do Jordão neste...

Orquestra Gru Sinfônica no Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado

 

O concerto da Orquestra Gru Sinfônica com composições de grandes mestres da música clássica como Beethoven, Brahms, Rossini, Berlioz, entre outros, abre a programação da 3ª semana de espetáculos do 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado (23), às 11h, no Parque Capivari.

Residente do festival, a Gru Sinfônica recebe no palco os alunos do curso de regência do festival, sob coordenação do professor Neil Thomson.

O espetáculo estende a atividade pedagógica realizada na cidade de Guarulhos com alunos da rede municipal aos estudantes do curso de regência do festival. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, a ação de intercâmbio reforça o principal objetivo da Orquestra Gru Sinfônica.

“A colaboração para a aprendizagem de futuros maestros está em harmonia com a atuação pedagógica qualificada dos instrumentistas da orquestra nas escolas da rede municipal, ocasião em que são oferecidas aulas de iniciação musical para as crianças, o que vislumbra a formação futura de mais músicos profissionais”, comemora Jesus.

Jovens regentes

Dentre os estudantes do curso de regência do Festival de Inverno de Campos do Jordão está o inglês Otis Enokido Lineham, de 26 anos, que em sua primeira vez no Brasil confessa estar bastante animado em reger a Gru Sinfônica. “Treinamos para lidar com orquestras em todo o mundo para tocar as mesmas músicas, mas todo mundo acaba tocando de um jeito um pouco diferente, então, como regente, tenho que aprender a lidar com isso, a fazer ajustes, ver o que todos querem e precisam e isso é uma experiência muito agradável”, vibra o jovem regente.

Ao longo de toda a semana os instrumentistas da Gru Sinfônica e os estudantes de regência passaram por uma imersão em estudos e ensaios, oportunidade de interação profunda voltada à especialização dos cursistas.

“Já trabalhei com o maestro Patarra em outras situações como pianista, mas esta é a primeira vez que venho reger a orquestra da cidade. Estou muito honrado e satisfeito com a disponibilidade imediata e o carinho de todos os instrumentistas em abraçar o repertório e toda essa construção coletiva. É uma grande oportunidade para todos nós fazer um repertório com a classe de regência”, diz o regente Flávio Lago, 34.

O resultado desse trabalho será apresentado neste sábado (23), em Campos do Jordão, e no domingo (24), às 20h, no Bosque Maia, durante o 1º Festival de Inverno de Guarulhos, com um programa que traz grandes compositores da música de concerto.

Profissionalismo

Para o coordenador do curso de regência do Festival de Inverno de Campos de Jordão, o professor escocês Niel Thomson, a parceria com a Gru Sinfônica é grande oportunidade de aprendizado para os regentes em formação, considerando o alto nível de colaboração, responsabilidade, seriedade e disciplina dos músicos da Gru Sinfônica.

“Ser regente é difícil. Quando você é violonista tem um instrumento em casa e pode praticar todos os dias; mas, quando você é regente, não tem uma orquestra em casa para praticar, então, essa forma de aprender tem que ser na frente de 50 pessoas e isso pode ser um pouco estressante”, explica Thomson.

Atividade de formação especializada na área de música de concerto, o Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos mais importantes do país e de toda a América Latina. Para o maestro Emiliano Patarra, regente das orquestras de Guarulhos, o festival se caracteriza como um momento de celebração.

“Todas as atenções do universo orquestral voltam-se para Campos de Jordão durante o festival e fazer parte disso é estar em meio ao que há de mais importante no mundo da música de concerto. As orquestras de Guarulhos são parte dessa engrenagem e estamos muito contentes com o convite e a conquista desse espaço”, diz Patarra.

Para conferir a programação completa do 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão acesse http://www.festivalcamposdojordao.org.br/. Para conhecer os eventos culturais que acontecem em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Defesa Civil alerta para baixas temperaturas e ventania em São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para baixas temperaturas e fortes ventos que atingem regiões do estado hoje (10) e amanhã (11). O litoral...

Palestra gratuita sobre educação financeira pode interessar a aderentes ao PDV municipal

Educação financeira é um assunto para todas as idades, mas principalmente para aqueles que querem envelhecer com tranquilidade e segurança. Planejar nossa vida futura...

Beneficiários com NIS final 3 recebem hoje Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (11) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 3. É a primeira parcela com...

Manual do Mundo atrai curiosos e fãs para 2ª Bienal do Livro de Guarulhos

Fãs e curiosos lotaram o Auditório Azul na noite desta terça-feira (9) para assistir ao bate-papo com o jornalista Iberê Thenório, um dos criadores do website ...

Rede Fácil celebra 20 anos com mais de 13,3 milhões de atendimentos prestados

A Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão comemorou nesta terça-feira (9) 20 anos de funcionamento com 13.302.037 atendimentos e mais de 25,8 milhões de serviços...