PUBLICIDADE
InícioCIDADANIANovos membros são empossados na Academia Guarulhense de Letras

Novos membros são empossados na Academia Guarulhense de Letras

Publicado em
PUBLICIDADE

Em solenidade realizada durante a Bienal do Livro de Guarulhos, no sábado, dia 13/8, a Academia Guarulhense de Letras deu posse a três novos membros efetivos e a uma acadêmica honorária.

À cerimônia compareceram os vereadores Edmilson Souza (Psol), que é membro honorário do Sodalício, e Márcia Taschetti (PP), escritores, professores, familiares e amigos das artes em geral. Após serem entoados os hinos Nacional e a Guarulhos, o cantor Fábio Augusto interpretou o Hino da Academia Guarulhense de Letras, de autoria do maestro Armando Colacioppo e de Mauro dos Santos Oliveira.

Foram empossados como membros efetivos:

Francisco de Souza

 

Francisco de Souza, natural do Ceará, advogado formado pela Universidade São Paulo e doutor em Direito Civil, também pela USP, além de outras formações, sendo também professor universitário. É autor do livro “Rumo a Noroeste” e passa a ocupar a cadeira 15, cujo patrono é Mario de Andrade.

Milton César Bassuma, que adota o nome de Yannick Bassuma, é biólogo formado pela Universidade Guarulhos, trabalhou em empresas aéreas e é professor da Escola de Aviação Civil. Autor dos livros “Um professor diferente” e “O peregrino”, ocupa agora a cadeira 14, cujo patrono é Veiga Cabral.

Wellington Alves

Já o jornalista Wellington Alves, formado em Comunicação Social pela Universidade São Judas, é autor dos livros “Guarulhos vermelha – acertos, erros e polêmicas do PT” e “Os anos de chumbo em Guarulhos”. A cadeira 16, que passa a ocupar, tem como patrono Nelson Natalino, que atuou em Guarulhos e foi membro da AGL, vindo a falecer precocemente.

Cada um deles fez juramento de defender a Cultura e de exercer com dedicação a tarefa primordial da instituição que é de difundir o hábito da leitura e da escrita. Ao discursar, falaram a respeito dos patronos das respectivas cadeiras e comentaram sobre suas próprias trajetórias pessoais e no mundo das letras.

Elaine Patrícia Maltez de Souza Francesconi

Também tomou posse, como honorária, a escritora Elaine Patrícia Maltez de Souza Francesconi, por sua contribuição à entidade, escrevendo textos descritivos de todos os membros. Ela acompanha a AGL desde a fundação, por ser filha do professor Laerte Romualdo de Souza, um dos idealizadores da Academia, e de Teresinha Maltez, atual primeira secretária da entidade.

A acadêmica honorária Wilma Colacioppo atuou como mestre de cerimônia, que foi comandada pelo presidente, Valdir Carleto. O secretário-geral da AGL, Mauro dos Santos Oliveira, deu as boas-vindas a todos em nome da entidade.

A acadêmica Jandilisa Grassano falou brevemente sobre a importância do apoio às artes em geral e da função social dos artistas nas comunidades. Os escritores José Roberto Jerônimo e Ivo de Souza declamaram poemas das respectivas autorias.

Presença significativa na Bienal

Desde o primeiro dia da 2a. Bienal do Livro, a Academia Guarulhense de Letras marcou significativa presença no evento, com um estande próximo à entrada do evento, no qual recepcionou visitantes de diversas cidades, estudantes e professores, representantes de entidades e outras personalidades. Entre elas, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, e a secretária-adjunta de Educação, Fábia Costa. Os visitantes foram agraciados com exemplares de anos diversos da Revista da AGL.

Palestras

Em dias consecutivos, membros da AGL proferiram palestras: Augusto Pinheiro, Aura Gold, Bismael Moraes, Bosco Maciel, Fernando Berzaghi e Karla Maria (pela Editora Paulus). José Roberto Jerônimo comandou sarau, no dia 11, que contou com a presença de vários autores da cidade.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE