PUBLICIDADE
InícioCIDADANIAEscola no Ponte Alta celebrou o Dia da Consciência Negra

Escola no Ponte Alta celebrou o Dia da Consciência Negra

Publicado em
PUBLICIDADE

A Escola Estadual de Período Integral Professor Mário Bombassei Filho, localizada no Jardim Ponte Alta I, celebrou na quarta-feira, 23/11, o Dia Nacional da Consciência Negra. O projeto faz parte da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O tema do projeto inspirou-se na frase da ativista negra norte-americana Angela Davis: “Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”. O evento teve uma exposição abordando os diferentes tipos de racismo e a valorização da negritude afro-brasileira, recitação de poemas e vídeos de autoria dos próprios estudantes, apresentações de dança de carimbó, capoeira e maculelê, músicas e coreografias. Aberto à comunidade, encerrou-se com um desfile de trajes afro-brasileiros com o tema: ”Força e luta do negro ao longo do tempo”. Em um dos cartazes (na foto em destaque), frase da música “A flor e o espinho”, de Nelson Cavaquinho, “Tire seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor”, foi alterada criativamente para “Tire seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor”.

 

O coordenador pedagógico por Área de Conhecimento, José Alvino, enfatizou que o Dia Nacional da Consciência Negra é um importante momento para se tomar consciência acerca do racismo e da situação de desigualdade em que vive quem é preto na atual sociedade brasileira.

“Criar oportunidades, direitos, que representam reparação para nossos afrodescendentes, não é retrocesso: é, sobretudo, um ato humanitário que fará nossa nação melhor, mais justa e igualitária. É nosso dever contribuir para desconstruir culturalmente o racismo em nossa sociedade”, afirmou.

Ele também destacou o protagonismo dos alunos na realização desse projeto. Informou, concluindo, que a E.E. PEI Mário Bombassei Filho está com vagas abertas para novos alunos no próximo ano letivo.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE