PUBLICIDADE
InícioDESTAQUERei do Futebol, Pelé morre aos 82 anos em São Paulo

Rei do Futebol, Pelé morre aos 82 anos em São Paulo

Publicado em
PUBLICIDADE

Maior jogador da história da Brasil e lenda do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29/12), aos 82 anos, por falência múltipla de órgãos.

O ex-atleta estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, com progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca, segundo o boletim, assinado pelos médicos Fábio Nasri, Rene Gansl e Miguel Cendoroglo Neto em 21 de dezembro.

Em sua carreira, o aclamado Rei do Futebol marcou história no futebol nacional e mundial. Em sua vida, participou de filmes, compôs músicas e se envolveu em várias polêmicas em sua vida pessoal.

Consternados com a partida do Rei do Futebol, fãs de todo o mundo prestam homenagens em suas redes sociais.

 

Vida familiar

Márcia Aoki é a terceira esposa de Pelé. A primeira esposa de Pelé foi Rosimeri Cholbi, com quem o ex-jogador teve os filhos Edinho, Jennifer e Kelly. A segunda esposa de Pelé foi Assíria Nascimento, mãe de Joshua e Celeste, que são gêmeos. O Rei também é pai de Sandra Machado – filha que foi legitimada por uma ação na justiça e que morreu em 2006 em decorrência de um câncer – e Flávia Christina.

Rei do Futebol

Mineiro de Três Corações, Pelé foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA em 2000. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, marcando 765 gols em 812 partidas, e no total 1283 gols em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness. Durante sua carreira, chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.

 

Início da Carreira

Com 10 anos, Pelé começou a carreira de jogador de futebol no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, em São Paulo, onde conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.

Apelido Pelé

O apelido “Pelé”, que serviu para identificar o ex-atleta, é inspirada no talento de um goleiro. Em 1943, o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço. Aos três anos, Pelé ficava bastante impressionado com as defesas do goleiro da equipe do pai e gritava: “defende, Bilé”. As pessoas próximas começaram a chamá-lo de “Bilé”. Muitas crianças colegas do garoto Edson tinham dificuldade em pronunciar “Bilé” e, com o tempo, o apelido virou “Pelé”.

 

Aos 11 anos, Pelé já jogava em um time infanto-juvenil: o Canto do Rio, cuja idade mínima para participar era 13 anos. Receoso de que a idade do filho pudesse prejudicar o clube, o pai então o estimulou a montar o seu próprio time: chamou-o Sete de Setembro.

Santos Futebol Clube

Ainda em 1956, Pelé foi levado para treinar no Santos F.C., pelo também jogador, Waldemar de Brito. Em jogo treino, Pelé fez quatro gols, onde seu time ganhou de 6 a 1.

Sua primeira partida oficial foi no dia 7 de setembro de 1956, em um jogo amistoso entre Santos e Corinthians. O resultado foi de 7 a 1 para o Santos, com dois gols de Pelé.

 

Tricampeão brasileiro

Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos e pela Seleção Brasileira de Futebol aos dezesseis. Durante sua carreira na seleção, ganhou três Copas do Mundo da FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Ele também é o maior goleador da história da seleção brasileira, com 77 gols em 92 jogos.

Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e os levou a várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963. Conhecido por conectar a frase “jogo bonito” ao futebol, a “ação eletrizante e a propensão a objetivos espetaculares” de Pelé fizeram dele uma estrela rapidamente, e sua equipe fez turnês internacionais, a fim de aproveitar ao máximo sua popularidade. Desde que se aposentou em 1977, é embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de atuação e comerciais.

New York Cosmos e Clubes brasileiros: Vasco, Fluminese e Flamengo

 

Pelé vestiu a camisa do Santos entre 1956 a 1974. Além da equipe da Vila Belmiro, Pelé também atuou pelo Cosmos-EUA, entre os anos de 1974 a 1977. Em 2010, foi nomeado presidente Honorário do New York Cosmos.

Esses não foram os únicos clubes que tiveram a oportunidade de ver o Rei do Futebol vestindo a sua camisa. Em 1957, Santos e Vasco fizeram um combinado para disputar o Torneio Internacional do Rio.

Pelé jogou pelo Fluminense e pela seleção nigeriana.

Em 1979 foi a vez de Pelé vestir a camisa do Flamengo em amistoso contra o Atlético-MG realizado com o objetivo de arrecadar fundos para os flagelados das enchentes que assolaram o país naquele ano.

Ministro do Esporte no Governo FHC

 

Em janeiro de 1995 foi nomeado ministro do esporte no governo Fernando Henrique Cardoso.

Durante esse período, Pelé criou uma lei que, entre outras medidas, visava dar maior transparência e profissionalismo ao esporte, que ficou conhecida como “Lei Pelé”.

Carreira reconhecida

Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte.

 

Prêmios Individuais
Bola de Prata, Copa do Mundo, 1958
Chuteira de Prata, Copa do Mundo, 1958
Atleta do Século, pelo jornal L’Equipe, 1981.
Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico, Rainha Elizabeth II, 1997
Futebolista do século, UNICEF, 1999
Melhor Jogador do Século, FIFA, 2000.

*Com Informações: Wikipedia, www.ebiografia.com, Terra

Jogadores lamentam morte de Pelé
Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé expressam admiração pelo Rei.

 

New York Times, Le Monde e outros jornais reverenciam Pelé
Imprensa estrangeira destaca carreira do atleta, único a conquistar três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970. Para o argentino Clarín, Pelé foi “a primeira grande estrela mundial do futebol”.

** Texto em atualização

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE