PUBLICIDADE
InícioCANAISEDUCAÇÃOPor qual critério você quer escolher sua profissão?

Por qual critério você quer escolher sua profissão?

Publicado em
PUBLICIDADE

Roseli Gonçalves

Contadora, Administradora e Pós-Graduada em Gestão Financeira e Tributária

 

Eu venho aqui relatar que escolhi minha profissão Ciências Contábeis, me transformei numa contadora; fiz Administração de Empresas, para somar as mudanças. Depois, fiz pós graduação em gestão financeira e controladoria e outra de gestão de processos. Quando tinha 15 anos de idade e escolhi a minha profissão, jamais iria imaginar o que viria pela frente e que está por vir. Hoje, deveria cursar uma faculdade de direito, uma de analista de sistemas e naõ sei o que mais me espera nos próximos dez anos.

Atualmente, eu tenho de lidar com a evolução da profissão de contador, tenho de trabalhar com alta tecnologia governamental, diversos tipos de sistema, tudo em nuvens, tenho de saber sobre análise de sistemas, malha fina fiscal governamental e orientar as empresas para que elas se organizem e se protejam de eventuais multas. Tenho de compreender que a escrituração contábil no Brasil se juntou à de outros países e tenho de saber um inglês básico, adoção de IFRS (Internacional Financial Reporting Standards), NCM – nomenclatura de produtos de acordo com o Mercosul, legislação monofásica, alíquotas diferenciadas de acordo com o tipo da empresa e produtos. É necessário também entender de Sistema Público de Escrituração Digital – Sped.

Agora estamos no momento das obrigações sociais e acessórias e-social e DCTF Web, pelo qual os empregados serão monitorados dois dias antes de serem admitidos na empresa até o dia da sua demissão e tudo que acontece com a sua saúde, salários, etc., para facilitar a aposentadoria e demais controles.

Se você acha que BBB23 é emocionante, venha para a área das Ciências Contábeis: vivemos no Big brother digital, fiscal, contábil, pessoal, financeiro. Hoje o governo controla seu faturamento, seu movimento de cartão de débito e crédito, vai controlar o Pix, vai mandar as notificações e multas através de DEC e ECAC (caixas eletrônicas) às quais nós contadores temos acesso e sua notificação citará o que sonegou ou, por algum lapso, deixou de declarar.

Quero dizer com esses exemplos que  escolhemos a profissão muito precocemente e essa profissão poderá ser extinta ou atravessar várias mudanças. Eu, Roseli Gonçalves, pessoa física, digo com sinceridade: “faça o que vai lhe fazer feliz!”

Nem tudo é dinheiro, sucesso e fama. O que vale é ser feliz e com saúde mental. Para o profissional que ama o que faz, o rendimento financeiro virá com o tempo

Fique atento às inovações e às profissões que serão de futuro pelos próximos 30 anos, como forma de buscar alguma garantia. Não siga modismos! 

Importante: procure ajuda profissional para saber se tem perfil para aquela profissão, conheça profissionais da área e passe um dia ou semana com ele para compreender se é esse o futuro que deseja. E seja um profissional preparado a mudanças e inovações. Mas se gostar, venha ser um futuro contador: é um ramo sempre em pleno crescimento e há oportunidades para muitos outros.

E não se esqueça: procure sempre um contador de confiança. Se resolver ser um empreendedor de sucesso, nós podemos ajudar a dar um avanço em seu empreendimento.

Serviço

Conquiste Contabilidade

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE