PUBLICIDADE

Inscrições para cursos livres de música do Conservatório de Guarulhos vão até sexta (10)

Iniciação musical de crianças, vivência musical para pessoas com deficiência e práticas de conjuntos para músicos de diferentes instrumentos são algumas das possibilidades de aprendizagem e estudo oferecidas pelo Conservatório Municipal de Guarulhos. Até esta sexta-feira (10), a instituição está com inscrições abertas para os cursos livres de música destinados gratuitamente a crianças a partir dos dez anos, jovens e adultos, com ou sem conhecimentos musicais prévios.

De acordo com o maestro Fábio Bonvenuto, coordenador do núcleo de inclusão musical do conservatório, os cursos livres foram desenhados de forma a contemplar as principais demandas da comunidade atendida pelo conservatório, o que explica a variedade de grupos musicais.

“Nesse período os cursos livres objetivam a prática em conjunto. Em sua maioria, são grupos que se dedicam à pesquisa de música antiga e de repertório, e muitos deles abrem espaço para que novos arranjadores possam experimentar suas composições, compartilhando-as com o grupo em execuções coletivas repletas de aprendizagem e entusiasmo”, explica o maestro.

Além dos cursos livres, abertos à comunidade, a oferta do Conservatório de Guarulhos também conta com cursos regulares, destinados àqueles que desejam seguir carreira profissional na área da música. As aulas acontecem em grupos, em orquestras, corais e bandas, além de atividades de música de câmara, prática de conjunto e especialização.

Ambiente acolhedor

Bonvenuto também coordena a banda Música do Silêncio, grupo formado por pessoas com e sem deficiência que tem como finalidade propiciar um espaço de vivência musical aos participantes. 

“Trata-se de um ambiente acolhedor, que permite ao educando desenvolver suas habilidades musicais por meio de formação técnica musical”, explica o maestro.

 

Outro grupo que acolhe e desperta o gosto de seus participantes pela música é o Primeiras Notas. Coordenado pela professora Vaneska Barros, ele promove a socialização por meio da iniciação musical de crianças de sete a dez anos com vontade de aprender instrumentos como xilofone, flauta doce, violino, violoncelo, guitarra, baixo, bateria, entre outros.

“Valorizamos o desejo da própria criança de aprender música e tocar um instrumento. Quando os jovens procuram o Conservatório eles trazem um sonho musical dentro de si e conseguem se imaginar tocando um instrumento. Por isso as vivências em sala são essenciais para que possam experimentar esse sonho, uma felicidade que fica evidente no olhar de cada uma das crianças quando tocam um instrumento pela primeira vez ou quando conseguem tirar uma melodia”, pontua Vaneska.

Para ampliar ainda mais o desenvolvimento da socialização, da coordenação motora, da percepção musical e do aprendizado da linguagem musical de forma lúdica, o Conservatório promove apresentações musicais periódicas com os alunos, fundamentais também para a formação musical do público guarulhense. As apresentações costumam acontecer tanto no auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) e no Teatro Adamastor quanto no Teatro Padre Bento e em outros equipamentos públicos da cidade.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no link https://bit.ly/cursosconservatorio.

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE